10/06/2011 12:04 pm

A AGED implanta projeto de reinspeção dos produtos de origem animal no comércio do MA

a aged implanta projeto de reinpeo dos projetos de origem animal nas casas comerciais do maranhoAgência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão através da Coordenadoria de Inspeção Animal, planejou a execução do Projeto de IMPLANTAÇÃO DA REINSPEÇÃO DOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NAS CASAS COMERCIAIS DO ESTADO DO MARANHÃO.

 

a aged implanta projeto de reinpeo dos projetos de origem animal nas casas comerciais do maranhoCom base no Decreto Federal nº 30.691 de 29/03/1952, na Lei Federal nº 7.889 de 23/11/1989, na Lei Estadual nº 8.761 de 1º/04/2008 e na Lei nº 8.080 de 19/09/1990, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão através da Coordenadoria de Inspeção Animal, planejou a execução do Projeto de IMPLANTAÇÃO DA REINSPEÇÃO DOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NAS CASAS COMERCIAIS DO ESTADO DO MARANHÃO.

 

Para tanto, foram convidados para participar, os órgãos oficiais de inspeção e de vigilâncias sanitária – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

 

O projeto será realizado inicialmente em São Luís e depois estenderá aos demais municípios do Estado, e tem como objetivo realizar a reinspeção dos produtos de origem animal em casas comerciais do Maranhão, garantindo à população o consumo de alimentos saudáveis.

 

Como ação desse projeto, a AGED desencadeou com a sua equipe formada pela Drª Maria de Lourdes Guimarães Borges – Coordenadora de Inspeção Animal, Dr. Hugo Napoleão Pires da Fonseca e Dr. Vital Lima Campos – Fiscais de Defesa Agropecuária, na última terça (07/06) uma blitz conjunta com a Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento – SEMAPA e a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, em alguns estabelecimentos da ilha (foto).

 

a aged implanta projeto de reinpeo dos projetos de origem animal“Trata-se de um trabalho pioneiro da AGED e consiste em realizar a reinspeção em casas comerciais de produtos de origem animal no sentido de fiscalizar as condições de higiene, rotulagens, armazenamento, entre outras exigências legais para que não haja nenhum dano à saúde da população”, explica a Coordenadora de Inspeção Animal da AGED, Drª Maria de Lourdes Guimarães.

 

“Queremos instruir os comerciantes para o procedimento correto na comercialização desses produtos, demonstrando que agir dentro da lei é necessário para se salvaguardar a saúde do consumidor”, enfatiza Maria de Lourdes.

 

Após a vistoria em dois estabelecimentos, foram encontrados irregularidades em queijos, ovos e carnes, os quais foram inutilizados no Aterro da Ribeira e realizados procedimentos educativos e administrativos.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI