20/05/2013 8:49 am

Aged destroi mudas sem procedência em Carolina

A Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) no município de Balsas, em ação conjunta com a Polícia Militar do município de Carolina, na Região Sul do estado, realizaram a apreensão de um caminhão Mercedes Benz de placa GNK-9794, procedente do município de Dona Euzebia – MG, que transportava mudas de plantas sem documentação de origem.

 O condutor do veículo, Ronald Magalhães apresentou documentação falsa da carga em nome das empresas: SÍTIO PROGRESSO e A E L PLANTAS LTDA, instaladas no município mineiro.  Os fiscais da AGED constataram a fraude após conferir as notas dos fornecedores – uma de uma empresa localizada em Paragominas-PA e outra no próprio município de Carolina. Contatadas as empresas informaram à AGED que não comercializaram as mudas com nenhuma das empresas citadas.  A carga estaria avaliada em R$ 40 mil e seria vendida no município de Carolina de forma ambulante.

A legislação estadual proíbe a venda ambulante de mudas, através do Art. 43 do Decreto Estadual 22.806, de 11 de Dezembro de 2006, e ainda determina a destruição imediata das mesmas.

Diante da irregularidade da carga, o veículo foi encaminhado para o lixão da cidade, com a presença da Policia Militar. Uma pá mecânica cavou um buraco profundo onde as mudas foram lançadas, enterradas e destruídas. “Assim os riscos de disseminação de pragas que causem danos econômicos ao Estado são eliminados”, explica o Chefe da Aged Balsas, Diego Amaral Sampaio, que completa: “Não é a primeira vez que caminhões carregados com mudas irregulares, procedentes do município de Dona Euzébia MG aparecem na nossa região. Já havíamos destruído 04 carregamentos em outras oportunidades e agora retornaram. Mas, a fiscalização será ainda mais intensa para conseguirmos fazer cumprir a Legislação Estadual e garantir a defesa vegetal dentro do Estado”, garantiu.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI