29/05/2013 5:13 pm

AGED de Balsas ministra palestra para Bombeiros, PRF, Policia Militar e demais parceiros

palestra balsas

 

Técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão de Balsas, (AGED), atendendo a uma solicitação do Corpo de Bombeiros e demais parceiros do órgão, que é vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), ministraram palestras sobre Trânsito Irregular de Produtos e Subprodutos de Origem Animal, Agrotóxicos e Procedimentos de atendimento a acidentes envolvendo veículos transportando agrotóxicos.

O principal enfoque das palestras foi o de manter o nivelamento destas instituições, no caso de um possível desastre envolvendo agrotóxicos e outros produtos perigosos na região.

O trabalho de prevenção realizado por técnicos da Aged teve como objetivo repassar informações de como agir, caso haja situações como estas, onde será necessário identificar qual produto existe na carga, qual sua toxidade para o ser humano e o meio ambiente.

“Esclarecemos sobre quais instituições acionar para o atendimento, que tipo de contenção da área deverá ser feita, qual o perímetro de isolamento, como alertar comunidades afetadas e também como fazer a orientação para os médicos em atendimento nos hospitais acerca dos produtos e possíveis antídotos a serem usados”, explicou o chefe do escritório regional da Aged, Diego Amaral, que ministrou a palestra juntamente com o fiscal de defesa agropecuária da Aged, Karlos Yuri, no dia 24 de maio, no Auditório do 4º Batalhão da Polícia Militar.

Presentes às palestras, o Coronel Nepomuceno, Chefe de Operações do Corpo de Bombeiros de São Luis, Coronel Marcelo, chefe do Batalhão de Bombeiros Militar de Balsas, Capitão Rogério, Comandante da Companhia de Polícia Militar de São Raimundo das Mangabeiras, além de policiais rodoviários federais, fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Maranhão (Crea-MA), representantes da vigilância sanitária e de hospitais.

O Coronel Nepomuceno elogiou o trabalho realizado pela Aged de Balsas em parceria com todas as instituições militares e civis da região. “Sempre buscamos trabalhar em parceria, pois o apoio das outras instituições é fundamental para que o desenvolvimento das atividades e operações ocorra em um nível de excelência esperado” frisou o Coronel.

Diego Amaral enfatizou a importância do apoio dos órgãos nas diversas ações desenvolvidas. “Tenho muito a agradecer o empenho das polícias militar, civil, rodoviária federal e do Corpo de Bombeiros, sediados em nosso município, pois quando solicitamos o apoio desses parceiros, somos imediatamente atendidos e sempre com resultados extremamente satisfatórios”, avaliou ele.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI