31/05/2013 11:03 am

Levantamento de pragas da soja e da banana, palestras e reunião técnica, abrem as atividades oficiais do convênio da Defesa Vegetal da Aged

pragas bananais

Fiscais Estaduais Agropecuários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), realizaram neste mês de maio, atividades de levantamento de pragas da soja e banana em municípios estratégicos da Regional de São João dos Patos. As ações fazem parte do convênio celebrado entre o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a AGED-MA (Defesa Vegetal), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA).

Foram fiscalizadas 10 unidades produtivas de soja no município de São Domingos do Azeitão, 05 em Pastos Bons e 03 em Sucupira do Norte, em cujos levantamentos fitossanitários constatou-se a incidência de pragas relativamente comuns à cultura da soja como a lagarta falsa-medideira (Pseudoplusia includens(Lep.: Noctuidae), a lagarta-da-soja (Anticarsiagemmatalis (Lep.: Noctuidae), algumas espécies de percevejos e mosca-branca (B. argentifolii). Já nas unidades produtivas de banana fiscalizadas nos municípios de São Francisco do Maranhão, Barão de Grajaú, Sucupira do Riachão, Nova Iorque, Pastos Bons e São Domingos do Azeitão foram encontradas pragas como Sigatoka amarela (Mycosphaerella musicola), mal-do-panamá (Fusarium oxysporum f. sp. cubense) e broca-da-bananeira (Cosmopolites sordidus),  mais conhecida como moleque da bananeira.

Palestras e Reunião Técnica

Com objetivo de levar informações aos produtores rurais, técnicos e à comunidade em geral sobre a Sigatoka Negra, doença de relevância na cultura da bananeira, os Fiscais Estaduais Agropecuários, Acilon da Silva e Marcos André M. de Oliveira realizaram palestras nos municípios de Barão de Grajaú e Sucupira do Norte. O público alcançado nas palestras foi de 90 participantes, dentre eles agricultores, professores e estudantes de curso técnico em agropecuária.

A reunião técnica mobilizou agricultores, comerciantes e autoridades de Pastos Bons e municípios circunvizinhos e teve como objetivo esclarecer as ações realizadas pela Defesa Vegetal, bem como sobre a importância da cooperação de todos frente ao trabalho da fiscalização agropecuária da AGED-MA.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI