7/06/2013 8:50 am

Zé Doca ganha nova sede de Unidade Regional da AGED

Será inaugurada nesta sexta-feira (07.06) a nova sede da Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA), no município de Zé Doca, que atenderá a demanda de 18 municípios da Região do Alto Turi.

A solenidade de inauguração da nova sede da AGED-MA incluirá também a oficialização de ações de incentivo à produção agropecuária na região, e contará com as presenças dos Secretários de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SAGRIMA, Cláudio Azevedo, e Infraestrutura – SINFRA, Luis Fernando Silva, além do diretor geral da AGED-MA, Fernando Mendonça Lima, e prefeitos de municípios da região do Alto Turi.

Serão entregues, durante a solenidade, duas patrulhas agrícolas mecanizadas – constituídas de tratores, grades aradoras e carretas – que beneficiarão os pequenos agricultores do município de Zé Doca; e três tanques de resfriamento de leite, com capacidade para armazenamento de até 2 mil litros cada, que beneficiarão associações de produtores dos municípios de Santa Luzia do Paruá, Araguanã e Junco do Maranhão.

Vocação agropecuária – A agricultura familiar e a pecuária estão entre as principais vocações da região do Alto Turi. Os 18 municípios atendidos pela regional da AGED concentram mais de meio milhão de cabeças de bovinos, com vocação principalmente para o corte. Entretanto, a região possui uma bacia leiteira que produz quase 57,5 mil litros de leite por dia.

O Alto Turi também se destaca na produção de mel. Os municípios de Santa Luzia do Paruá e Nova Olinda do Maranhão são os principais produtores do estado, e vem atraindo investimentos nacionais e internacionais na extração de mel e outros produtos apícolas. Para se ter uma ideia do potencial da região, enquanto a média nacional de produtividade é de 19 kg / colmeia, os apiários da região mantém uma média de produtividade de 33 kg / colmeia.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI