28/06/2013 2:44 pm

II Reunião com comerciantes e secretários de municípios da regional de São João dos Patos define rumo da destinação de embalagens vazias de agrotóxicos na região

Reunião S.J. dos Patos

Na última segunda-feira (21), foi realizada mais uma reunião com representantes de estabelecimentos comerciais de agrotóxicos e secretários de agricultura e meio ambiente de municípios da regional de São João dos Patos.

Articulada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED),em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxico (INPEV), o encontro, que aconteceu no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São João dos Patos, teve como objetivo avançar na discussão sobre a implantação de um posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos na região.

Como este momento foi o segundo passo neste debate, definiu-se nesta reunião a constituição de uma comissão provisória, formada por representantes dos comerciantes de agrotóxicos e afins e uma comissão de apoio composta por secretários municipais de agricultura e meio ambiente, AGED e INPEV, que estabelecerá as bases para a criação da associação que irá determinar os rumos da construção e o gerenciamento do posto.

Outro êxito alcançado foi a possibilidade da concessão de um terreno para a edificação do posto. A partir de então, todas as futuras deliberações ficarão a cargo da comissão provisória que se reunirá conforme o interesse do grupo.

A construção de um posto garante que os comerciantes e agricultores cumpram as exigências da legislação vigente e que o meio-ambiente fique livre de mais este elemento extremamente nocivo ao seu equilíbrio.

A AGED, na ocasião representada pela coordenadora estadual de fiscalização de agrotóxicos, Dra. Filomena Matos, pela chefe da unidade regional de São João dos Patos, Dra. Waldívia Dias, pelos fiscais agropecuários, Acilon da Silva, Adrianna Carvalho e Marcos André, e o INPEV através de seu coordenador de operações Dr. Harthimes Gomes, se colocaram à disposição do grupo em tudo que for necessário para consolidar a construção do posto.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI