7/08/2013 3:44 pm

Técnicos da AGED preparados para combater a Mosca da Carambola

foto curso mosca da carambola2

Desde o início do mês de agosto, a Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA), vem realizando a capacitação de técnicos do órgão para combate à Bactroceracarambolae, conhecida como Mosca da Carambola.

A capacitação técnica “Implementação de Planos Emergenciais com vistas à erradicação da Mosca da Carambola – Bactroceracarambolae” ocorreu de 06 a 10 de agosto, no auditório do SEBRAE no município de Santa Inês e fez parte do XXVI Curso de Formação de Agentes Multiplicadores do Programa Nacional de Erradicação da Mosca da Carambola. Participaram engenheiros agrônomos, florestais e técnicos da AGED, lotados nas Regionais de Imperatriz, Santa Inês, Açailândia, Zé Doca e São Luis, áreasabrangidaspelo Programa de Monitoramento no Estado, representando rotas de risco terrestre, aérea e marítima da praga para o Estado.

Durante o evento, além de conhecerem o Programa Nacional de Erradicação da Mosca da Carambola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) os participantes conheceram mais sobre a doença, sistema de detecção, monitoramento e controle da praga, entre outros.

“As equipes foram treinadas para atuarem no monitoramento e controle da praga, além de terem sido formadas como Agentes Multiplicadores em Educação Sanitária”, explicou o Coordenador de Defesa Vegetal da AGED, Roberval Raposo Júnior.

A mosca da carambola integra o grupo de moscas de frutas. As larvas produzidas pelo inseto alimentam-se dos frutos e causam danos ambientais e econômicos.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI