9/08/2013 3:10 pm

Experiência bem sucedida em arrecadação de fundos no Maranhão é exemplo para outros estados.

G

Tendo em vista a bem-sucedida experiência com a arrecadação de fundos pelo estado do Maranhão, o representante do FUNDEPEC (Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária) do estado do Piauí, Ricardo Ramos e o diretor técnico da ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí),Idílio Moura, se reuniram na manhã desta terça-feira (06), com a diretoria da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), e representantes do FUNDEPEC do Maranhão, a fim de trocarem experiências de como fazer  funcionar um fundo de arrecadação de recursos para implementação de ações de defesa agropecuária  em seu estado.

No Maranhão, o FUNDEPEC tem crescido em função de sua também crescente arrecadação, pois os criadores já perceberam a importância deste fundo, que dá celeridade e suporte às ações de defesa, como no caso da sorologia feita no Maranhão, onde o FUNDEPEC- MA, auxiliou no envio das amostras para o laboratório e ainda, comprou material para que os estados do Piauí e Ceará realizassem suas sorologias. Auxilia também em casos de emergências sanitárias, onde são usadas metade destas contribuições, que funcionam como uma reserva , em casos como por exemplo, focos de febre aftosa, onde há a necessidade de sacrificar animais e o produtor precisa ser indenizado, pela perda de seu gado.

O Fundo também está presente em outras questões, servindo de termômetro nas auditorias para avaliação da participação comunitária, representada pelos produtores, que contribuem voluntariamente com o mesmo, depositando assim, sua confiança na defesa agropecuária.

A diretora de defesa e inspeção sanitária animal, da AGED, falou sobre a importância desta troca de experiências. “ O FUNDEPEC é um grande parceiro da AGED, que atende às demandas da defesa sanitária animal, sem a burocracia dos processos públicos. Tenho a certeza que a defesa sanitária animal no estado do Piauí, assim com o Maranhão, será muito beneficiada através da participação ativa dos produtores rurais”. Esclareceu a diretora.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI