9/09/2013 5:11 pm

AGED é destaque na programação da Expoema 2013, com o Projeto Fazendo Educação

G

O Projeto Fazendo Educação, desenvolvido pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), foi um dos destaques na programação da Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão – Expoema.

Durante toda a semana, a equipe de Educação Sanitária da AGED desenvolveu o projeto através de teatro de fantoches e palestras, abordando temas relacionados à febre aftosa, o uso correto e seguro dos agrotóxicos e a destinação correta das embalagens vazias dos produtos agroquímicos para alunos da rede pública de ensino e ações e programas da Aged, para estudantes de cursos das Ciências Biológicas e Agrárias da Universidade Estadual do Maranhão e para alunos em Técnicas Agrícolas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e das Casas Familiares Rurais (CFR).

Na terça (03) e quarta (04), a apresentação foi voltada para cerca de 100 crianças, na faixa  etária entre 05 e 12 anos, de Unidades de Ensino Básico, de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Divinéia. “As primeiras apresentações foram voltadas somente para crianças e nos dias seguintes, ministramos palestras para universitários e técnicos agrícolas, abordando as ações e os programas realizados pela AGED, nas áreas animal e vegetal, com a intenção de auxiliar na formação profissional dos alunos da UEMA e dos demais cursos técnicos”, explicou a coordenadora de Educação Sanitária da Aged, Fernanda Albuquerque.

Para o estudante do 2º período de medicina veterinária da UEMA, Sergio Henrique Costa Junior, estas palestras são muito importantes para o esclarecimento de importantes questões que envolvem a saúde animal e vegetal. “Hoje pude esclarecer algumas dúvidas e também tomar conhecimento da importância da atuação da Aged na garantia de um produto de qualidade dentro do estado, além de ser mais uma possibilidade de atuar como profissional dentro da agência”.

Em sua palestra, a Fiscal Estadual Agropecuária, Caroline Marques Silva Moura, abordou as ações, os programas de defesa sanitária animal, serviços de inspeção da AGED e sua organização estrutural. “ A Aged está presente em todos os 217 municípios do estado, com suas unidades regionais, unidades locais e seus escritórios de atendimento à comunidade. Nosso trabalho não pode ser visto apenas como de caráter punitivo e sim, associá-lo à um trabalho de saúde pública”. enfatizou a fiscal.

ENESCO –Além do Projeto Fazendo Educação, a equipe de Educação Sanitária da AGED realizou inscrições de participantes para o XVII Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação – ENESCO, que pela primeira vez será sediado em um estado nordestino. O evento acontecerá de 29 a 31 de outubro, em São Luís.

Mais informações sobre o evento em http://enesco-ma.webnode.com/

 

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI