9/09/2013 5:25 pm

Granjas recebem certificação sanitária da AGED

foto granjas.2

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) através do Setor de Sanidade Avícola entregou nesta quinta-feira (05), os certificados de registro de Estabelecimento Avícola Comercial de Corte, no estado para a firma Santa Izabel Alimentos Ltda, responsável pelas Granjas: Geniparana; Boa Viagem; Iguaíba e Paço do Lumiar, todas instaladas na Ilha de São Luís. Os estabelecimentos registrados receberam certificação da AGED, acompanhada da portaria de registro, oficio e livro de fiscalização.

O registro é uma exigência do Ministério da Agricultura (MAPA) para as granjas dos estados participantes do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). A Lei Estadual Nº 7.386 de 16 de junho de 1999 e a Instrução Normativa do MAPA Nº56 de 04 de dezembro de 2007 são as bases legais que regulariza o PNSA.

Durante a entrega dos certificados na AGED, estiveram presentes o secretário estadual de Agricultura, Claudio Azevedo, o deputado Estadual, César Pires, o diretor da AGED, Fernando Lima, representante do MAPA, Roberto Carlos, o presidente do Conselho de Medicina Veterinária (CRMV) João Batista Silva Filho, a coordenação do Programa Nacional de Sanidade Avícola no Estado e médicos veterinários da AGED.

O Maranhão já possui 05 Granjas regularizadas, o primeiro registro foi realizado em julho de 2013, na propriedade Talismã, localizada no município de Porto Franco.

Esse é o ponto de partida para que todos os criadores avícolas maranhenses atendam às normas sanitárias que permitam a certificação sanitária da avicultura no estado do Maranhão” afirmou o secretário de agricultura, Claúdio Azevedo.

 O diretor geral da AGED, Fernando Lima, esclarece que o registro das granjas é importante para o sistema de defesa agropecuária do Maranhão. “Para realizar o registro os avicultores devem apresentar a documentação necessária no escritório AGED, após análise documental, será realizada uma fiscalização e tendo sido atendidos os requisitos exigidos, A AGED emite o Certificado de Registro de Estabelecimento Comercial Avícola”, explica.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI