20/01/2014 3:30 pm

AGED de Açailândia inicia cadastramento de Unidades Produtivas de Soja

foto_fiscalizacao_plantio_soja- açailândia

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED),órgão vinculado a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de Açailândia, deram inicio ao trabalho de cadastramento de Unidades Produtivas de Soja, em cumprimento à Portaria n° 638/2011, que estabelece critérios para esse cultivo.

Segundo o Fiscal Estadual Agropecuário, Josué Mendes Neto foram fiscalizados até o momento, onze propriedades nos municípios de Açailândia e Itinga e uma área de plantio estimada em 8.000 hectares. “Verificamos nestas fiscalizações que a maioria dos produtores na verdade são pecuaristas e estão apostando nesta nova atividade em virtude do potencial do solo e clima da região e da proximidade de municípios do Pará como, Dom Eliseu e Ulianópolis, que já possuem tradição no cultivo de grãos e grandes armazéns. Também constatamos o desconhecimento destes produtores no que diz respeito ao cadastramento anual das unidades produtivas e à obrigatoriedade do vazio sanitário”, conclui o Fiscal.

Durante o cadastramento foram levantados dados de cultivares de soja a serem plantadas, área plantada de cada cultivar, densidade de plantio, georeferenciamento e estimativa de produtividade. O Técnico em Fiscalização Agropecuária, Mateus Silva enfatizou aos produtores sobre a utilização, armazenamento e devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. “Nestas fiscalizações contatou-se a utilização de agrotóxicos registrados para a cultura e orientamos sobre o correto armazenamento e destino final das embalagens, assim como as sanções administrativas previstas ao não cumprimento da Legislação Sanitária Vegetal”.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI