29/01/2014 10:18 am

AGED de Viana realiza atividade de Vigilância Fitossanitária em propriedades produtoras de mandioca, em Vitória do Mearim.

foto vegetal_ Rosefoto lagarta mandarová

Na última quinta (23), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), da regional de Viana, realizou atividade de Vigilância Fitossanitária nos plantios de mandioca da localidade de Japão, no município de Vitória do Mearim.

Durante a atividade foi constatada nas plantações inspecionadas a presença da praga Mandarová (Erinnyis ello), que é considerada uma das pragas mais importantes da cultura da mandioca pela ampla distribuição geográfica e alta capacidade de consumo foliar, especialmente nos últimos instares larvais.

Nesta ação foi relatado pela maioria dos produtores rurais que esta praga vem causando altos prejuízos nas suas plantações o que reflete na diminuição da produção e da renda, pois todos tiram o seu sustento do plantio destas culturas de subsistência. “Em vistoria na área verificou-se a presença de lagartas com sintomas de infecção pelo Baculovirus erinnyis. As mesmas apresentavam-se descoradas, com perda de movimentos e da capacidade alimentar, encontrando-se dependuradas nos pecíolos das folhas e ramos da planta”. Ressaltou a fiscal agropecuária, Rose Carla Martins Ferreira, responsável pela atividade de vigilância.

Em virtude destes relatos e do que foi constatado nas plantações visitadas, a fiscal forneceu informações de como realizar principalmente o controle biológico (através da coleta manual e maceração das lagartas infectadas pelo vírus no campo) e também o controle cultural com o preparo do terreno (aração profunda), visando reduzir as populações de pupas e adultos.

 A AGED, ainda forneceu folders das principais pragas que acometem a cultura da mandioca, contendo informações (fotos da praga, sintomas e controle) que facilitará a identificação mais rápida da praga, evitando assim danos mais severos e conseqüentemente a perda total da produção.

 

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI