21/02/2014 4:02 pm

Unidades da Aged em Açailândia e Imperatriz realizam blitz

Blitz Açailândia e Imperatriz3

Dando continuidade às ações de defesa agropecuária na Região Tocantina executadas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), foi realizada essa semana uma blitz móvel no município de Imperatriz, às margens da BR 010, no Posto da Polícia Militar do Povoado Bananal.

A blitz, realizada por técnicos da Aged de Imperatriz e Açailândia, teve como objetivo fiscalizar o transporte de agrotóxicos, o trânsito de máquinas agrícolas, combater a entrada de pragas e doenças dos vegetais no estado, verificar a condição sanitária dos animais transportados, a origem e o destino dos produtos e subprodutos de origem animal.

Durante o trabalho foram fiscalizados cerca de 45.942 quilos de produtos vegetais, 166 litros de agrotóxicos, 225.720 mudas, 115 bovinos, 25 caprinos, 35.000 kg de queijo, 6.791 kg de iogurte, 8.000 kg de carne bovina, 27.000 kg de couro e 1.500 kg de frango congelado.

Em relação à sanidade vegetal não foi constatada nenhuma irregularidade, pois os veículos fiscalizados estavam de acordo com o estabelecido pela legislação vigente. No que diz respeito à defesa animal foram emitidos autos de infração no valor total de R$ 4.200,00, devido ao transporte de couro e caprinos, sem a documentação sanitária exigida por lei.

“Ações como estas devem ser feitas rotineiramente, e visam fortalecer mais ainda o trabalho de defesa agropecuária, o qual é de suma importância para que o alimento chegue à mesa do consumidor com segurança e qualidade. Não esquecendo também da proteção do patrimônio sanitário da agricultura e silvicultura maranhense, composto pelas atividades de lavouras temporária e permanente, florestas plantadas e exploração florestal”, disse Josué Mendes Neto, fiscal estadual Agropecuário da Aged de Açailândia.

A maior parte dos produtos vegetais fiscalizados durante a blitz vinha de Imperatriz, com destino a outras cidades do estado, como Zé Doca, Buriticupu e Bom Jesus das Selvas.

A intenção dos fiscais de defesa e inspeção vegetal da regional da Aged de Imperatriz é de rea

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI