24/02/2014 6:24 pm

Operação da AGED coleta amostras de soja e fiscaliza uso de agrotóxicos em Balsas

foto soja balsas

A Unidade da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) em Balsas (MA) iniciou no fim de semana a coleta de amostras de grãos de soja nos municípios de Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, e uma região de Balsas. A atividade atende a determinação do Ministério Público Estadual para análise de resíduos do herbicida Glifosato nas amostras e fiscalização da correta armazenagem e devolução de embalagens vazias de agrotóxicos nas propriedades.

A fiscalização foi iniciada na Serra da Bacaba e Serra do Medonho, em Alto Parnaíba, e seguiu para os outros municípios. “Em cada propriedade visitada coletamos três amostras fiscais, das quais, uma será enviada para o laboratório credenciado pelo MAPA, outra ficará em poder da AGED, e a terceira permanece com o produtor, para o caso de servir como contra-prova”, explicou o Chefe da Unidade Regional da AGED em Balsas, Diego Sampaio.

Na primeira etapa da ação foram visitadas 25 propriedades. Durante as visitas, a equipe de fiscais orientou os produtores sobre o uso e armazenagem corretos, e descarte seguro dos agrotóxicos. Em três propriedades os produtores foram autuados e multados em R$ 5 mil por manterem as embalagens vazias de agrotóxicos descartadas diretamente no solo, a céu aberto. “Ainda encontramos, em outra propriedade, o uso de agrotóxico não indicado para a cultura da soja, o que caracteriza infração gravíssima pelo parágrafo 3º, inciso 2, do decreto estadual nº 23.118/07. Nesse caso, interditamos mais de 10.500 kg do produto Cigaral e os três produtores autuados foram multados em R$ 9.500,00”, contou Diego Sampaio, que avisa: “Depois de tantas ações educativas já realizadas na região não vamos tolerar que ainda existam produtores que joguem embalagens vazias de agrotóxicos a céu aberto. Também não vamos tolerar o uso de agrotóxicos não indicados para as culturas exploradas”, afirmou.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI