6/03/2014 4:43 pm

AGED Açailândia fiscaliza uso de agrotóxicos em lavouras de grãos

fiscalizacao_em_propriedade_de_soja

A unidade regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) em Açailândia, através do seu setor de sanidade vegetal, retomou, na semana passada, as ações de fiscalização do uso de agrotóxicos em propriedades rurais, nas quais é verificado o armazenamento, prazo de validade, registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), cadastro no Estado do Maranhão, disponibilidade de equipamentos de proteção individual para os aplicadores e, principalmente, o destino final das embalagens vazias.

“Estas fiscalizações eram realizadas nos anos anteriores em áreas de pastagens, mas com o crescimento das lavouras de grãos na nossa região, sentimos a necessidade de ampliarmos o nosso foco em virtude do grande volume de uso de inseticidas, fungicidas e herbicidas neste tipo de atividade”, disse Josué Mendes Neto, fiscal estadual agropecuário. Como resultado das ações houve a interdição de 123 kg de inseticidas não autorizados para a cultura da soja e na autuação de um produtor por descartar embalagens vazias de agrotóxicos em desacordo com a legislação vigente.

Mateus Silva, técnico em fiscalização agropecuária, reforça que as atividades realizadas nas lavouras de soja e milho serão intensificadas. “Todos os produtores fiscalizados são orientados a adquirir produtos autorizados para a cultura e a devolver suas embalagens após o uso. Aqueles que insistem em não atender às nossas orientações são autuados com o rigor da lei”, informou.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI