12/03/2014 1:52 pm

AGED e Cooperativa Agroindustrial do Pará reúnem sojicultores de Açailândia

Foto reunião tecnica Açailândia

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA), através de sua regional em Açailândia, em parceria com a Cooperativa Agroindustrial de Dom Eliseu – PA (COAD), promoveu na última semana, uma reunião técnica sobre o plantio de soja realizado no Assentamento 50 Bis. A ação contou com a presença de diversos sojicultores atendidos pela cooperativa.

Durante a reunião, foram abordados temas como: uso correto e seguro de agrotóxicos, destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos, armazenamento, cadastramento de unidades produtivas de soja e importância do vazio sanitário da soja.

“Esta parceria entre setor público e privado é de suma importância, principalmente nos quesitos de segurança e saúde do aplicador de agrotóxicos e preservação ambiental, com o descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos; não esquecendo também do cumprimento das medidas legislativas estabelecidas para o cultivo da soja, como o respeito ao vazio sanitário para a ferrugem asiática”, disse Josué Mendes Neto, fiscal estadual agropecuário.

A produção de soja no assentamento é realizada em forma de parceria, onde os insumos (agrotóxicos, adubos, corretivos e sementes) e a assistência técnica são fornecidos pela cooperativa e os produtores realizam as operações de preparo de solo, semeadura e colheita.

Segundo Bárbara Rebeca, engenheira agrônoma da COADE, até o momento não foi constatado nenhum foco da ferrugem asiática da soja na região. “Temos em torno de quatorze sojicultores assistidos pela cooperativa na região de Açailândia e faremos com que todos atendam ao vazio sanitário da AGED”, concluiu.

No Maranhão o Vazio Sanitário é dividido por etapas; a primeira com início em 01 de agosto a 30 de setembro, e a segunda de 15 de setembro a 15 de novembro.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI