13/03/2014 3:04 pm

SINFA e AGED promovem palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

GG

 “Perspectivas de Mulher”. Esse foi o tema da palestra alusiva ao Dia Internacional da Mulher, proferida pela escritora Sônia Almeida, na última quarta-feira (12), no auditório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), no Bairro do São Francisco, em São Luís. A ação promovida pelo Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (SINFA), em parceria com a AGED, reuniu cerca de quarenta funcionárias.

A escritora iniciou sua fala reforçando a importância do papel da mulher no cenário mundial e em todos os aspectos, social, familiar e no mercado de trabalho. Na ocasião Sônia Almeida apresentou diversos personagens da literatura brasileira, como forma de traçar perfis e demonstrar as diferentes e ao mesmo tempo interligadas características femininas, que compõem cinco perspectivas do ser mulher, por ela considerada. São elas: Mulher e suas estações; Mulher e Atitude; Mulher marcante no que faz; Mulher vigilante com a descendência e Mulher Sábia.

“O papel da mulher nos dias de hoje é algo indiscutível e as perspectivas de tracei através dessas personagens da literatura fazem parte de meu olhar de leitora, escritora e de mulher. Vivencie praticamente todas essas estações. Na verdade, no íntimo, toda mulher tem um pouco de cada uma dessas aqui apresentadas ou já vivenciou algo parecido. Somos um sótão, cheio de uma infinidade de coisas. A proposta é trazer uma reflexão sobre o que somos dentro de nossa incompletude”, afirmou Sônia. Durante sua apresentação, a escritora também compartilhou um pouco de sua experiência de vida.

Para a Fiscal Estadual Agropecuário da AGED, Alessandra Pontes Oliveira Lima, a palestra foi excelente, pois relatou de forma geral a mulher em toda a sua essência. “Foi sintetizado todos os sentimentos que nós mulheres vivemos no dia a dia. A experiência dela e de outras mulheres nos trouxe exemplos de vida, mostrando a nossa importância dentro da sociedade e dentro do nosso trabalho. Também reforçou que, o espaço ocupado por nós mulheres é cada vez mais importante”, disse Alessandra.

No encerramento, houve o sorteio do livro “Poema da Diferença”, onde Sônia Almeida conta sua história vivenciada durante e após o divórcio de seu primeiro casamento e o reencontro de um novo amor, após um encontro pessoal com Deus. Em seguida, todas participaram de um coquetel.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI