No Maranhão, a venda de agrotóxicos e afins somente é permitida por estabelecimentos que estejam devidamente registrados junto à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), que é um órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima).
Segundo a lei nº 8.521, que regulamenta o comércio de agrotóxicos e afins no estado, a venda desses produtos em estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios é terminantemente proibida.
Os responsáveis pela venda ilegal são autuados e os produtos apreendidos são recolhidos pelos fabricantes para posterior incineração.
Foi o que aconteceu no último mês de março, na regional de Pedreiras, onde vários produtos que estavam sendo comercializados de forma irregular, foram interditados no município de Lima Campos.
A Operação foi realizada também, nos municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim e Igarapé Grande, sob a Coordenação do Chefe da Regional Robert Barroso e do Fiscal Estadual Agropecuário Ricardo Arruda e contou ainda com a participação de agentes de vigilância sanitária municipal.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI