8/05/2014 4:54 pm

AGED de Imperatriz realiza ação de educação sanitária e coleta de embalagens vazias de agrotóxicos

Durante a operação, produtores foram orientados sobre o uso e descarte correto de agrotóxicos e receberam a visita dos fiscais agropecuários em ações de vistoria e recolhimento de embalagens vazias dos defensivos.

Durante a operação, produtores foram orientados sobre o uso e descarte correto de agrotóxicos e receberam a visita dos fiscais agropecuários em ações de vistoria e recolhimento de embalagens vazias dos defensivos.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), através de sua área de defesa vegetal da regional de Imperatriz, vem realizando, na região tocantina, a chamada “Operação Maomé”, que tem como objetivo a coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. No último mês de abril, as ações de fiscalização foram realizadas em Ribamar Fiquene,

 A “Operação Maomé” vem sendo realizada em duas fases. Na primeira, foram ministradas palestras educativas sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos e a correta devolução de embalagens vazias. A ação aconteceu nos povoados Juçara, Canto da Mata, Brejão e Tabatinga, tendo como palestrante o fiscal estadual agropecuário André Gonçalves.

 A operacionalização da logística de recolhimento junto aos produtores fez parte da segunda fase da operação, em povoados que não possuem pontos de coleta. A postura proativa dessa fase da operação foi que batizou a operação, fazendo referência ao ditado popular “se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”. Nesta ação, foi utilizado o veículo oficial da defesa vegetal de Imperatriz, adquirido através do convênio MAPA/AGED, com apoio da ACIART – Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina, em Imperatriz, sob o comando do fiscal estadual agropecuário Jean Teixeira e o gerente da central de recolhimento de embalagens vazias em Imperatriz, Lourival Sousa Silva.

 A operação Maomé deverá acontecer também no município de Sítio Novo, em cooperação com a Secretaria de Agricultura daquele município.

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI