29/08/2014 5:34 pm

Aged iniciará a recepção dos animais na Expoema 2014

A equipe de Trânsito Animal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) iniciará na próxima terça-feira (03), a recepção dos animais que irão participar da Expoema 2014.

Os criadores que inscreveram seus animais para participarem da programação ou comercialização durante a exposição deverão apresenta-los aos fiscais da AGED juntamente com a documentação sanitária e fiscal exigida para cada espécie. Para os  bovinos, por exemplo, durante a inspeção sanitária dos animais, que confirmará que eles não apresentam sintomatologia de qualquer enfermidade, serão exigidos os comprovantes de vacinação obrigatória, como a de febre aftosa. Já os ovinos e caprinos receberão um exame clinico especifico, e nos eqüinos, será feita a conferência da resenha para determinar se realmente pertencem aos animais examinados, além de ser exigido o atestado de vacinação, informando que o animal não está acometido da gripe eqüina.

Os criadores tem ainda, a obrigatoriedade de apresentarem a  GTA (Guia de Trânsito Animal)  atualizada para transporte dos seus animais.

Após a triagem sanitária dos animais, nos três postos de recepção – Pavilhão de Defesa Agropecuária, Zebushopping e Bovishopping -, os animais são encaminhados pela AGED e ASCEM (Associação dos Criadores do Estado do Maranhão) aos alojamentos onde serão abrigados durante os oito dias de evento.

A equipe da Aged responsável pela recepção dos animais é formada por 20 profissionais entre veterinários e auxiliares de campo. “Receberemos os animais que participarão da EXPOEMA entre os dias 04 e 07 de setembro, tanto aqueles vindo de cidades do interior maranhense, como de outros estados”, informou o coordenador de comissão de defesa da AGED na Expoema, Mauro Soares.

A 58° Expoema acontece de 06 a 14 de setembro, no Parque Independência. A abertura oficial está marcada para o dia 07 de setembro, às 17h.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI