15/09/2014 4:45 pm

CRMV-MA e AGED realizam Seminário de Responsabilidade Técnica

G

Nos dias 11 e 12 de setembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV-MA) e a Coordenação de Educação Sanitária e Comunicação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), realizaram um seminário com um ciclo de palestras  sobre responsabilidade técnica, dando continuidade  à comemoração da semana do veterinário, que começou na última segunda-feira (09), dia do veterinário.  A atividade foi realizada no estande da SAGRIMA/ AGED, na Expoema 2014, realizada no Parque Independência e recebeu médicos veterinários e acadêmicos.

A abertura aconteceu às 14:00h, do dia 11, com a palestra do presidente do CRMV-MA, João Batista da Silva Filho, com o tema: “ Ética e Responsabilidade Técnica – Módulo  Básico” e prosseguiu com as palestras: “Responsabilidade Técnica em eventos Agropecuários, com o Fiscal Estadual Agropecuário da Aged,  Erick Takashi e finalizando o dia, “O papel do Médico Veterinário Autônomo nos Programas de Defesa Sanitária  Animal”. com a médica veterinária Margarida Prazeres, Diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Aged.

“Este seminário sobre responsabilidade técnica é uma atividade de educação continuada do CRMV-MA, visando a atualização dos profissionais e acadêmicos com relação à atualização da legislação e novas descobertas da ciência na área da veterinária. É importante que todos os responsáveis técnicos passem por essa reciclagem, como determina o conselho Federal”. Explicou o presidente do CRMV-MA, João Batista da Silva Filho.

A diretora de defesa e inspeção sanitária animal da Aged, Margarida Prazeres,  falou da importância do tema da sua palestra. “A responsabilidade técnica exercida pelo médico veterinário autônomo nos mais variados âmbitos do setor agropecuário , estão intimamente relacionados à ação de defesa sanitária animal , visto que, este profissional no exercício de sua função, deve cumprir a legislação vigente, garantindo assim a preservação do patrimônio pecuário estadual”

A programação do seminário continuou na sexta-feira (12),  com os seguintes temas e palestrantes:“ Responsabilidade Civil e Criminal do RT” com o Assessor Jurídico do CRMV-MA, “ Preenchimento de resenhas e caracterização dos Equídeos, com Roberto Carlos Negreiros de Arruda, Médico Veterinário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão (MAPA) e mais: aula prática no pavilhão de defesa sanitária  da Aged, também no Parque Independência, destinada aos profissionais acadêmicos participantes do seminário e simultaneamente, aconteceu a aula da saudade da 1ª Turma do MPDSA-no estande da SAGRIMA (destinado aos alunos do Mestrado Profissional em defesa Sanitária Animal da UEMA, professores e convidados).

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI