3/03/2015 5:00 pm

AGED realiza ações de Controle da Raiva dos Herbívoros em São Luís

foto raiva

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) do setor de   doenças nervosas estão realizando ações de busca ativa de agressões de morcegos hematófagos em animais, nas propriedades rurais, cadastramento e monitoramento de abrigos destes morcegos. Estas ações têm com objetivo fazer a vigilância epidemiológica da raiva, na grande ilha e fazem parte do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH).

A raiva é considerada uma das zoonoses de maior importância em Saúde Pública, não só por sua evolução drástica e letal, como também por seu elevado custo social e econômico. O PNCRH estabelece estas ações visando o efetivo controle da ocorrência da Raiva dos Herbívoros em todo o país.

A fiscal estadual agropecuário, Sonivalde Silva Santana,  que é a responsável pelo programa no estado, esclarece que estas atividades são importantes para que se possa manter o nível de segurança e controle da raiva no estado do Maranhão.  “Essa é uma atividade de rotina do nosso programa que além do controle da população de morcegos, sendo este o principal transmissor da raiva para os herbívoros, inclui ainda, a vacinação de animais susceptíveis à raiva e educação sanitária.”

Educação Sanitária

O enfoque dessa ação educativa é fazer a divulgação da portaria de vacinação compulsória , além da prevenção da raiva e conta sempre com a participação das equipes da AGED.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI