26/03/2015 4:21 pm

AGED proporciona avanço do Maranhão no PGA

O estado do Maranhão, através da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAGRIMA), tornou-se o mais novo estado inserido na Plataforma de Gerenciamento Agropecuário (PGA), cumprindo as diretrizes e normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O presidente da AGED/MA, Sebastião Anchieta, afirmou que medidas incessantes foram tomadas no sentido de colocar as informações geradas pela emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), junto ao Banco de Dados Unificado (BDU), do MAPA . “Os estados do Amapá, Roraima e Distrito Federal, continuam fora da Plataforma de Gerenciamento Agropecuário (PGA)”. Informou o presidente.

Com a implantação do Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC), já em fase final, o Maranhão passará a emitir a GTA eletrônica (online), favorecendo desta forma, a comercialização de animais entre os estados da federação. Portanto, o estado do Maranhão cumpre mais uma etapa das exigências do MAPA, para a manutenção do status de “livre de aftosa com vacinação”, reconhecido internacionalmente pela  Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014.

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI