7/05/2015 3:48 pm

AGED lança campanha contra a febre aftosa no povoado Tubarão em Alcântara

Representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) e o prefeito de Alcântara, Domingos Araken, participaram nesta quarta-feira (06), do lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa, no povoado Tubarão , área quilombola de Alcântara.

Durante o lançamento da campanha, houve uma vacinação simbólica de animais, acompanhada por fiscais da AGED, além da realização de uma programação com palestras para criadores, falando sobre raiva e brucelose e um curso inédito de capacitação de vacinadores para os criadores e vaqueiros alcantarenses com teoria e prática, acontecendo nos dias 06 e 07 de maio, ministrado por um veterinário do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), onde todos os participantes receberão certificados.

Na programação da campanha, ainda serão realizadas palestras do Projeto Fazendo Educação, destinadas às crianças, adolescentes e jovens da rede pública municipal de Alcântara, palestras educativas e formativas e também, será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a AGED-MA, SENAR e a Prefeitura de Alcântara.

“A parceria visa melhorar a defesa e inspeção animal e vegetal, beneficiando agricultores familiares, produtores rurais e orientando a população sobre a qualidade dos alimentos. Essa parceria é mais um importante avanço para fortalecer a política municipal de desenvolvimento da produção rural e geração de empregos e renda”, disse o prefeito de Alcântara, Domingos Araken.

“A AGED quer estar mais próxima do pequeno produtor, pois sabemos que o título internacional de livre de febre aftosa com vacinação é do criador e isto agrega valor ao seu produto.” Destacou o chefe da Unidade Regional de São Luís da AGED, Assuero Batista.

Segundo o secretário municipal de agricultura e pecuária, Aniceto Pereira, 15 trabalhadores rurais que trabalham com gado de corte e leite, na área quilombola do Goiabal, foram capacitados e receberão certificados para trabalhar com vacinação de animais. “Eles aprenderam sobre o manuseio e manutenção de pistolas para vacinação animal, conservação de vacinas e condução de animais em currais apropriados para a vacinação” Informou o secretário.

A formação de vacinadores e a comprovação da vacinação foram acompanhadas por fiscais da Aged e serão destinadas duas mil doses de vacina para o rebanho do município. Entre as palestras que estão preestabelecidas no Termo de Cooperação Técnica entre a prefeitura de Alcântara e a AGED, estão temas e sobre raiva animal e brucelose e o uso correto dos agrotóxicos, recolhimento e descarte de embalagens.

O diretor de defesa e inspeção sanitária vegetal da AGED, Roberval Raposo Júnior, que estava representando o presidente, Sebastião Anchieta, afirmou que esta parceria é muito importante para a agência e para os pequenos produtores. “Sabemos que ainda temos muito a caminhar na luta por melhores condições do trabalho de produção em áreas quilombolas, como esta, mas estaremos juntos nesse processo de capacitação destes produtores rurais.” Finalizou o diretor.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI