28/05/2015 9:10 am

Projeto Aged em Ação na Programação do Agrobalsas 2015

 

IMG-20150520-WA0040

O Projeto Aged em Ação, desenvolvido pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), foi um dos destaques da 13ª edição da Feira Agrotecnológica de Balsas, a Agrobalsas, lançando o primeiro ‘Plano Agrícola e Pecuário’ da história do Maranhão. O Agrobalsas foi realizado na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, entre os dias 11 e 15 de maio, com o tema “Atitudes diferenciadas agregando valor ao agronegócio”.

Na abertura do evento, que aconteceu na segunda-feira (11) representaram o governo do Estado o vice-governador, Carlos Brandão, o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, e o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser e o Gestor Regional, Eugênio Pires – representando a Aged.

A participação do governo do Estado vai além desse lançamento, com palestras e serviços promovidos por secretarias como Agricultura Familiar, Mulher, Ciência e Tecnologia, Pesca e Aquicultura, além da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema) e parceiros do governo do Estado, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Nos dias 13,14 e 15 de maio a equipe de Educação Sanitária da Aged desenvolveu o projeto, por meio da segunda etapa de uma gincana envolvendo quatro escolas com alunos da rede pública de ensino.

A apresentação foi voltada para 80 crianças, das seguintes escolas:

Escola Municipal Dom Rino Carlesi que fica no povoado Santa Luzia, Escola Municipal Aprígio de Brito no povoado Rio Coco, Escola Municipal  Raimundo Lopes , no povoado Belo Ares e  Escola Dr. Luiz Gonzaga, no povoado Santa Maria.

 

A pedagoga da Educação Sanitária da Aged, Andrea Teixeira, informou que o Projeto Aged em Ação é realizado nos eventos agropecuários maranhenses. ” O projeto tem sido um sucesso no Agrobalsas, nós recebemos crianças e jovens com o objetivo de conscientizá-las sobre cuidados com o meio ambiente para assim, gerar novos comportamentos no que se refere à saúde humana e vegetal”, explicou a pedagoga.

 

Estande
Além do Projeto Aged em Ação, a Aged e a Sagrima instalaram um estande onde foram expostas as principais ações realizadas pelos órgãos, que participaram do pavilhão do Governo.

 

Conhecendo o Projeto:

O Projeto “Aged em Ação” é desenvolvido como forma de promover o aprendizado de alunos, de forma lúdica, com informações sanitárias agropecuárias na expectativa de influenciar positivamente seus comportamentos futuros e de seus familiares em relação aos cuidados com a sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar. Com o aprendizado, as crianças poderão se manter entusiasmadas, sobretudo os que pretendem continuar ligados às suas origens e assumir a atividade rural.

Desenvolver, de forma lúdica, um conjunto de ações sociais, educativas e ambientais que viabilizem alcançar o envolvimento das crianças, contribuindo assim, para mudanças de hábitos e valores que venham impactar na melhoria da qualidade de vida.  Propiciar um ambiente lúdico para otimizar o aprendizado; promover a educação sanitária de forma prazerosa e divertida; conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da defesa animal e vegetal.

 

Este projeto consiste de duas etapas e abrange quatro escolas  que foram escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação de Balsas.

A primeira etapa se dar da seguinte forma: A equipe da Educação Sanitária da AGED esteve nas quatro escolas no mês de abril, onde apresentou palestra sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos e após a palestra faz-se um bate papo com os alunos para esclarecimento de possíveis dúvidas. Deixamos material impresso com a escola para ser trabalhado em sala de aula com os alunos no período de 30 dias. A escola seleciona 20 alunos para se deslocar até o Agrobalsas e participar da gincana, composta de jogo de trilha, dado, cones e perguntas referentes ao tema trabalhado. Dessas 20 crianças, 15 serão a torcida organizada da escola e as outras 05 responderão as perguntas. A escola que primeiro completar o percurso será a vencedora.

No caso do Agrobalsas 2015 a escola vencedora recebeu um computador doado pelo INAGRO e também um troféu doado pelo grupo Purinutre. As demais escolas receberam troféus doados também pelo grupo Purinutre.

 

Cada criança, recebeu um presente doado através de uma campanha que realizamos aqui na AGED. Campanha Adote um Aluno no Campo. Cada criança recebeu também kits com sacola, bonés e canetas doados pelo grupo Purinutre e pelo grupo BASF, como também material educativo doado pelo INPEV.

Nos três dias de projeto foi distribuído lanche para todas as crianças doado pelo INPEV e pela BASF e a FAPCEN doou água nos três dias.

 

 

Rita Matos (Jornalista)

SRTE MA 0001339/MA 

 

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI