2/06/2015 4:15 pm

AGED realiza fiscalização em vaquejada no Parque Centauro, em São José de Ribamar

IMG_20150528_162042722

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAGRIMA ) através de sua equipe de fiscalização da unidade regional de São Luís, realizou a fiscalização da grande vaquejada de São Luís, no parque Centauro em São José de Ribamar,  em sua  edição de  2015.

O evento aconteceu de 28 a 31 de maio e contou com a participação de  cerca de 1.500 animais entre bois e cavalos (equinos), juntamente com seus vaqueiros, vindos de vários locais de todo o país.

A vaquejada foi totalmente fiscalizada pela Aged, na entrada e na saída de animais, realizando um controle sanitário rigoroso, exigindo os exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e MORMO e atestado negativo contra a Influenza Equina dos cavalos participantes, conforme determina a legislação vigente no estado.

“A Aged também fiscalizou a entrada de bovinos, exigindo destes a guia de trânsito animal (GTA) e a comprovação da vacinação contra a febre aftosa, cumprindo assim, a sua função de evitar doenças de notificação obrigatória das espécies dos animais participantes (bovinos e equinos), através da exigência da documentação sanitária dos animais”. Explicou a chefe da unidade veterinária local (UVL), de São José de Ribamar, Cledilene Nogueira de Alencar.

O proprietário do parque Centauro, Ronan Lima Ferreira, falou sobre o trabalho realizado pela AGED. “ A agência de defesa agropecuária é um dos órgãos mais competentes e necessários para um evento como este, pois com a fiscalização, diminuímos os riscos do investimento que foi feito e assegura a segurança sanitária dos animais e a tranquilidade dos proprietários. Quanto mais fiscalização, melhor”. Finalizou o proprietário.

Por conta deste evento, a AGED realizou também uma blitz, no posto da Policia Rodoviária Federal de São Francisco(Itapecuru) e em Pedrinhas.

A  Aged através de suas  unidades regionais,  tem intensificado as ações de vigilância em aglomerações do tipo vaquejada em toda o estado.  Essas ações visam o aumento no número de exames de anemia e mormo para identificação e eliminação de equinos positivos.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI