3/06/2015 4:54 pm

AGED se reúne com a Secretaria Estadual de Saúde

?????????????

Com a finalidade de firmar uma parceria entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) e a Secretaria Estadual de Saúde, o presidente da agência, Sebastião Anchieta e seu corpo técnico, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (03), com a Vigilância Estadual de Saúde, para atender a solicitações judiciais de vistorias em matadouros, laticínios e outros estabelecimentos envolvidos na produção de alimentos.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, trabalha para combater o abate clandestino, que é uma prática rotineira no estado, através de ações , que são acompanhadas de policiamento e interdições de locais com comercialização irregular. Mesmo assim, esse problema torna-se recorrente e ainda persiste em outros locais, sem as mínimas condições higiênico-sanitárias e /ou sem um inspetor médico veterinário oficial. A AGED vem estudando mecanismos no intuito de permitir aos municípios a possibilidade de abaterem seus animais, onde existam matadouros com inspeção municipal permanente, garantindo à sociedade a comercialização de produtos devidamente inspecionados. Com isto, inibe a venda de produtos abatidos clandestinamente, dando assim, uma solução que irá permitir às vigilâncias sanitárias municipais o combate desta comercialização inadequada.

Durante a reunião também foi discutida uma parceria para a fiscalização de empresas aplicadoras de produtos agrotóxicos por via aérea, com o envio de resultados do PARA (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos) e ainda a implementação do Programa de Análise de Resíduos, em produtos consumidos no estado, que será realizado pela AGED e CEASA.

“A AGED atua diretamente com a saúde pública e é sua missão garantir a qualidade higiênico-sanitária dos produtos e subprodutos de origem animal, que serão consumidos pela população maranhense”. Afirmou o presidente da AGED, Sebastião Anchieta.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI