12/06/2015 2:15 pm

AGED representa o Maranhão nos Encontros Nacionais do PNCRH e do PNEEB

encontro curitiba 3A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAGRIMA), está representando o estado nos Encontros Nacionais do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros (IV edição) e do Programa de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (I edição), realizados de 08 a 12 de junho, em Curitiba/PR.

O evento promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tem como objetivo debater o impacto econômico da ocorrência de raiva dos herbívoros, o risco para a saúde humana, e a situação da doença no Brasil nos últimos anos e ainda discutir as ações do Serviço Veterinário Oficial relacionadas ao Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e do Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina, visando o aprimoramento e padronização de procedimentos, atualização de conhecimentos e aperfeiçoamento da capacidade de gestão dos responsáveis pelas ações destes programas em seus estados. Como resultado, busca-se, fundamentalmente, a preservação da saúde pública e animal e a manutenção do reconhecimento de situação sanitária para a Encefalopatia Espongiforme Bovina pela Organização Mundial de Saúde Animal.

No encontro estão presentes os responsáveis pelos referidos programas nos estados e Distrito Federal-DF, tanto das agências estaduais de defesa agropecuária, quanto os fiscais federais das superintendências federais de agricultura.

Representando a AGED, a fiscal estadual agropecuário e coordenadora do PNCRH-MA, Sonivalde Silva Santana, falou da importância de um evento como este. “Este evento é importante, pois o último encontro como este ocorreu há 9 anos, então precisávamos de atualização sobre os procedimentos técnicos que envolve o controle da raiva e prevenção da EEB,  fortalecendo as ações de Defesa e Inspeção Sanitária Animal e consequentemente contribui para a melhoria da pecuária brasileira.”

 

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI