21/08/2015 11:18 am

Funcionários da AGED participam de palestra “Cenário da Inspeção no Brasil e no Mundo”

palestra

Na manhã da última quarta-feira (20), no auditório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED\MA), foi realizada a palestra “Cenário da Inspeção no Brasil e no Mundo”.

O público alvo foram os funcionários da agência, médicos veterinários, fiscais estaduais agropecuários e demais pessoas interessadas. Tendo como palestrante, Leandro Feijó, fiscal federal agropecuário, do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) e ex-diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA).

O médico veterinário começou a sua carreira na iniciativa privada. Possui mestrado em Tecnologia em Inspeção de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialização em Controle de Resíduos em Alimentos pela Escola Veterinária De Nantes, França.

Leandro Feijó esteve à frente da coordenação do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) do Mapa no período de 2006 a 2013, momento em que os trabalhos desenvolvidos foram importantes para aprimorar os controles de saúde pública no mercado interno e internacional. Com 37 anos, Feijó também já participou do Comitê Codex Alimentarius de Drogas Veterinárias em Alimentos (CCRVDF) e do Comitê de Resíduos e Contaminantes da Federação Internacional de Laticínios (FIL/IDF).

Leandro Feijó, falou a respeito do verdadeiro cenário de inspeção no Brasil e no mundo. “Hoje no Brasil, estamos passando por uma reformulação de todo o marco regulatório que embasa as ações do governo para a realização de inspeção de produtos de origem animal, lembrando que, o Governo Federal instituiu um grupo de trabalho, no dia 07 de julho deste ano, que tem por objetivo até o final de dezembro entregar uma minuta de projeto, justamente para poder aperfeiçoar o serviço brasileiro de inspeção de produto de origem animal, tanto nas esferas federal, estadual e municipal, pelo fato do nosso sistema de inspeção ter sido implantado há mais de 100 anos e hoje em dia exportamos produtos de origem animal para mais de 150 países. Então, observamos que temos que atualizar os nossos procedimentos e incluir mais estratégias para tornar o serviço muito mais efetivo. O Brasil vai passar por um momento de transição para poder aumentar a eficácia das ações de fiscalização. Também gostaria de agradecer o convite de poder ministrar essa palestra na AGED, onde irei apresentar como o sistema de inspeção está instituído e vamos falar também o que está acontecendo pelo mundo a fora e discutir sobre um processo que é a tentativa de terceirização da inspeção que está sendo envidada pelo Governo Federal.” Finalizou o palestrante.

O Coordenador de Inspeção Animal da AGED, Hugo Napoleão, destacou a importância da palestra. “A AGED faz o seu papel de fiscalizar e é importante que todos os funcionários estejam hoje participando desta palestra e aprendendo muito mais, pois sabemos que para que tenhamos um alimento saudável, obrigatoriamente tem que passar pelo serviço de inspeção oficial, sendo que é este órgão que avalia se o produto é seguro para ser consumido pela população”. Declarou o coordenador.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI