28/08/2015 4:21 pm

AGED realiza Treinamento de Implantação do Serviço de Inspeção Municipal

treinamento inspeção

Foi realizado entre os dias 24 e 27 de agosto, pela Coordenadoria de Inspeção Animal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (AGED), um treinamento de implantação do Serviço de Inspeção Municipal das prefeituras de Colinas, Pindaré e Zé Doca.

O Público alvo foram os representantes da inspeção municipal das referidas prefeituras, fiscais estaduais agropecuários, médicos veterinários e afins.

O Coordenador de Inspeção Animal da AGED, Hugo Napoleão, destacou a importância do treinamento e objetivo. “É de grande importância esse treinamento, pois vamos adquirir conhecimento e aprender muito mais. Abordei a respeito da panorâmica do serviço de inspeção estadual, pois sabemos que para termos um alimento saudável, este  obrigatoriamente, tem que passar pelo serviço de inspeção oficial, sendo que é este órgão que avalia se o produto é seguro para ser consumido pela população. Lembrando que o objetivo do treinamento foi mostrar para as prefeituras os nossos procedimentos administrativos e operacionais em relação ao serviço de inspeção e que durante o treinamento, foram realizadas aulas práticas” Declarou o coordenador.

Durante o treinamento também foram abordados temas a respeito dos procedimentos operacionais padrões, para registro de estabelecimento (Laudo de Terreno, Vistoria, Memoriais Descritivo da Construção e Econômico Sanitário e Análise de Plantas). O assunto foi abordado pelo Fiscal Estadual Agropecuário, Márcio Maciel. “Toda indústria tem que passar pelo processo de registro e fiscalização no serviço de inspeção, seja ele estadual, municipal ou federal. É importante comprovar de forma documentada a existência desta empresa que está sendo fiscalizada, pois não basta somente uma vistoria presencial de terreno ou até mesmo das instalações, se não conseguir provar de fato que ele existe. Além disso, através destes procedimentos vamos saber a forma que vão trabalhar e nós vamos vistoriar se está sendo feito de fato”. Explicou o fiscal da AGED.

A Fiscal Estadual Agropecuário, Alessandra Pontes, falou a respeito dos Procedimentos Administrativos. “Todos esses procedimentos administrativos da AGED já foram publicados  através da portaria 224, em 2002 e recentemente eles já foram contemplados na nova portaria 270,  que é a portaria de procedimentos operacionais padrão da AGED. Estes procedimentos administrativos dizem respeito a qualquer notificação ou conduta realizada pelo serviço de inspeção, tais como: auto de infração, apreensões e notificações, que servem como uma forma de documentação e registro das ações.”

Durante os três dias de treinamento, os participantes além das palestras, receberam certificado e visitaram uma fábrica de laticínio e um matadouro, onde presenciaram como funciona todo o processo do serviço de inspeção estadual.  Alessandra Pontes,  complementa a respeito. “Demonstramos para eles como funcionam as instalações, visitamos a fábrica de laticínio São João, que fica localizada em Paço do Lumiar. Vimos como trabalham em relação ao fluxograma, a conduta dos profissionais que estão à frente desse trabalho e como é feito o controle da AGED.” Concluiu a Fiscal Estadual Agropecuário.

No último dia, Nancyleni Pinto Chaves, médica veterinária e Fiscal Estadual Agropecuário, falou a respeito Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e também dos procedimentos de coleta e remessa de produtos para o laboratório. “É de suma importância abordar esse assunto, pois quando falamos de higiene, falamos a respeito da qualidade, controle e acima de tudo, um produto pronto para nosso consumo. Em primeiro lugar os locais que forem trabalhar com esses produtos têm que apresentar condições favoráveis de inúmeras ordens, entre elas, a questão ambiental e de manipuladores, para evitar fonte de contaminação e efeitos danosos.” Finalizou a Fiscal Estadual Agropecuário.

 

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI