3/09/2015 11:55 am

Projeto Fazendo Educação na programação da Expoema 2015

O Projeto Fazendo Educação, desenvolvido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAGRIMA), esteve presente na programação de 2015, da Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão – EXPOEMA.

Durante a semana da Expoema, a equipe de Educação Sanitária da AGED desenvolveu o projeto através de teatro de fantoches e palestras, abordando temas relacionados à febre aftosa,para alunos da rede pública de ensino e também palestras sobre agroindústria familiar, programa de sanidade equídea e programa de sanidade avícola para alunos do cursos de medicina veterinária e tecnologia de alimentos,  da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Durante todo o dia, da segunda (31), a apresentação foi voltada para cerca de 100 crianças, na faixa etária entre 09 e 14 anos, do Instituto Educacional Magnólia e Centro de Ensino Médio e Fundamental Y-Bacanga. “As primeiras apresentações foram voltadas somente para crianças. E nos dias seguintes, ministramos palestras para universitários e técnicos,com a intenção de auxiliar na formação profissional destes alunos da UEMA “. Explicou a coordenadora de Educação Sanitária e Comunicação da AGED,Viramy Marques de Almeida.

Para o estudante do Centro de Ensino Médio e Fundamental Y- Bacanga, Juan Pablo Nunes Pereira, de 11 anos, entender melhor sobre assuntos que desconhecia foi muito gratificante.“Agora eu sei que na hora de consumir um produto como o leite,temos que ter certeza que é um produto saudável e que podemos consumir sem riscos de nos fazer mal. Também aprendi como é importante manter o nosso estado livre da febre aftosa”.

A professora da mesma unidade de ensino, Vera Lúcia Chaves, parabenizou a equipe da AGED pelo trabalho tão importante na formação desses novos cidadãos. “Além desses alunos aprenderem sobre assuntos tão importantes que dizem respeito à saúde da população, eles também têm a oportunidade de vivenciar outras realidades, fora do bairro onde moram e estudam”.  Afirmou a professora.

A Aluna do segundo ano do curso de tecnologia dos alimentos da UEMA, Fábia Rocha, declarou que foi um enorme aprendizado a palestra sobre Agroindústria Familiar. “Com o que aprendemos aqui hoje, poderemos usar em nossa profissão, pois tivemos uma excelente oportunidade de ganho de mais conhecimento”. Finalizou a aluna.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI