25/09/2015 5:11 pm

AGED participa de atividades no dia mundial de luta contra a raiva em parceria com a secretaria estadual de saúde.

O Dia Mundial de Luta contra a Raiva, realizado todo dia 28 de setembro, é uma iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva (ARC), com o apoio da  OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e da OMS (Organização Mundial de Saúde), para chamar a atenção das pessoas no mundo todo sobre os problemas causados pela raiva e sobre como prevenir essa doença. São centenas de milhares de indivíduos, tanto pessoas comuns como especialistas na área de saúde humana e veterinária, de todas as partes do globo, que se unem para apoiar a causa de combate à raiva.

Para este Dia Mundial de Luta contra a Raiva, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, com a parceria da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) com a sua equipe do setor de doenças nervosas, realizará segunda-feira (28), um dia de panfletagem na praça Deodoro, visando conscientizar a população sobre os perigos da raiva animal no estado.

O Dia Mundial de combate à Raiva, destaca o impacto da raiva humana e animal e promove a prevenção da doença através da informação e da vacinação animal. A raiva é uma doença infecciosa aguda do sistema nervoso central que afeta praticamente todos os mamíferos, incluindo os humanos. É causada por um rhabdovírus e é normalmente transmitida através da mordedura de animais raivosos, já que o vírus se concentra na saliva. É uma doença prevenível por vacina, mas ainda é um importante problema de saúde pública.

A coordenadora do PNCRH-MA (Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros) da AGED, Sonivalde Silva Santana, fala sobre o trabalho da AGED no combate à raiva no estado e a participação da agência neste dia mundial contra a raiva. “Realizamos estratégias de atuação, rfazendo o controle dos morcegos hematófagos Desmondus rotundus, vacinações de espécies susceptíveis, educação sanitária, associadas a outras medidas profiláticas de vigilância. E estaremos nesta segunda, dia 28, de mãos dadas com a secretaria de saúde, neste dia mundial de combate à doença.”  Explicou a coordenadora.

Inúmeros eventos marcam esse dia pelo mundo afora. Isso ilustra o reconhecimento da importância dessa campanha de conscientização para agir na prevenção e controle da raiva.

A AGED, através de suas unidades regionais em todo estado realizará eventos, palestras educativas e outras atividades, durante todo o mês de setembro.

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI