1/10/2015 5:41 pm

Maranhão e AGED comemoram emissão de e-GTA

 

Foto e-GTA
Hoje, dia 01 de outubro de 2015, torna-se um dia histórico para o Maranhão e para a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), pois começou a funcionar o novo modelo de emissão das GTAs eletrônicas. Somente hoje, primeiro dia de funcionamento do novo sistema, mais de 100 (cem) e-GTAs, já foram emitidas nos escritórios da AGED, em todo o estado.

A partir de hoje, as GTAs emitidas no Maranhão serão eletrônicas e ligadas diretamente à Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Com a emissão da GTA eletrônica (online), o Maranhão favorece a comercialização de animais entre os estados da federação, cumprindo assim, mais uma etapa das exigências do MAPA, para a manutenção do status de “livre da febre aftosa com vacinação”, reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014.

A Guia de Trânsito Animal (e-GTA), é o documento oficial para o transporte de animais no Brasil, de apresentação obrigatória, seja qual for a via de transporte. A e-GTA, contém informações sobre a origem, o destino, a finalidade do deslocamento e as condições sanitárias dos animais transportados.

O novo sistema servirá para dinamizar a prestação de serviços da AGED, agilizando o atendimento ao produtor rural, evitando erros de preenchimento da guia. Para emitir a sua e-GTA, o criador deve dirigir-se ao Escritório de Atendimento à Comunidade (EAC), da AGED, onde encontra-se  cadastrado e solicitar a sua Guia de Trânsito Animal. Por meio do sistema, serão verificadas as obrigações sanitárias e legais dos animais que serão transportados, acessando os seus dados cadastrais.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI