23/10/2015 4:55 pm

AGED no controle da Raiva dos Herbívoros

A raiva é uma doença aguda do Sistema Nervoso Central, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, caracterizada por uma encefalomielite viral e 100% letal, a partir do aparecimento dos sintomas. É considerada uma doença importante pelas grandes perdas econômicas causadas pela morte de animais e seres humanos.

O Maranhão possui registros positivos da doença em herbívoros tais como: bovinos, equinos, asininos e também em humanos. A maior incidência de casos de raiva em herbívoros nos últimos anos se concentra na baixada maranhense e no noroeste do Estado.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), através do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desenvolve ações específicas de controle da doença, por meio de fiscalização da vacinação antirrábica, controle da população de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus, vigilância epidemiológica e educação sanitária, além de contar com parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Prefeituras Municipais.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI