11/12/2015 4:49 pm

AGED participa do Workshop: MOSCAS-DAS-FRUTAS NO BRASIL “CONSTRUÇÃO DE UMA VISÃO DE FUTURO”

foto wokshop vegetal

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAGRIMA), participou do Workshop: MOSCAS-DAS-FRUTAS NO BRASIL – “CONSTRUÇÃO DE UMA VISÃO DE FUTURO”, realizado pelo Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O evento aconteceu nos dias 08 e 09 de dezembro, em Brasília, no Auditório da Embrapa Recursos Genéticos.

As moscas-das-frutas são pragas prejudiciais para fruticultura brasileira. Seus prejuízos chegam a 120 milhões de dólares ao ano entre perdas de produção, custos de controle, processamento e comercialização. Além de causarem perdas diretas, essas pragas são motivo para o estabelecimento de medidas fitossanitárias pelos países que importam frutas frescas. Assim, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o Plano Nacional de Combate às Moscas-das-frutas (PNMF),  instituído pela Instrução Normativa/MAPA nº 24 de 08/09/2015.

Para universalizar as ações de execução do PNMF, o MAPA realizou esse Workshop com o objetivo de debater as estratégias de implementação do Plano. Durante o evento, foram realizadas palestras e mesas-redondas, além da apresentação e discussão do projeto do PNMF.

Estiveram presentes fiscais agropecuários federais e estaduais, pesquisadores da EMBRAPA e entidades de representação dos produtores.

A AGED foi representada pelo Coordenador de Defesa Vegetal, Hamilton Cruz e pela Fiscal Estadual Agropecuário, Andréa Salgueiro, que explicou que o evento foi de extrema importância para capacitação profissional de todos os presentes “Para nós, da AGED,  esta participação serviu para que possamos intensificar as  estratégias de prevenção de controle das moscas- das- frutas no Estado.” Finalizou a fiscal.

 

 

 

 

 

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI