5/03/2016 8:34 am

AGED capacita agentes policiais no combate ao roubo de cargas animais e vegetais

Treinamento AGED SEFAZ

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, realizou, nos dias 3 e 4 de março, treinamento de agentes policiais que integram o Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), órgão da Polícia Civil do Estado. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também participaram da capacitação.

“A SEIC observou o trabalho de fiscalização de trânsito realizado pela Aged e buscou ter mais conhecimentos sobre o assunto. Esse treinamento permite um trabalho integrado entre as instituições, em prol da defesa agropecuária, no sentido de coibir o roubo de cargas”, disse a Diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Viviane Corrêa.

Durante o evento, os policiais adquiriram noções de fiscalização de trânsito, base legal de trânsito de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, documentos obrigatórios (como a Guia de Trânsito Animal), conceitos fitossanitários e procedimentos para fiscalização de defensivos agrícolas no estado.

O combate ao roubo e contrabando de defensivos agrícolas é uma das maiores preocupações da SEIC, pois esses crimes tem se tornado mais frequentes nas áreas de maior produção do estado, como o sul, especialmente por trata-se de uma carga de alto valor. De acordo com o delegado Lúcio Rogerio Reis, titular do DCRC, essa foi uma das motivações para realização do treinamento. “Percebemos que o departamento precisava de mais informações técnicas sobre procedimentos para transporte de cargas animais e vegetais, principalmente ao investigar roubo de agrotóxicos no sul do estado. Entramos em contato com a Aged para buscar essa parceria de capacitação, que vai facilitar muito nosso trabalho”, explicou.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) é parceira da Aged na realização do evento, que contou também com a participação do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal (Sindiveg).

Sobre o trabalho conjunto de combate ao roubo de cargas, o delegado Lúcio Reis explica. “Nosso departamento trabalha na prevenção dessas ocorrências, com inteligência e mapeamento em todo o estado, com apoio das unidades policiais como a PRF e delegacias regionais de polícia civil, que atuam no suporte operacional na efetivação de prisões e mandados de busca e apreensão. O contato com a Aged começou recentemente e facilita o processo de reconhecimento das cargas e no fornecimento de dados que auxilia na investigação, como controle de emissão de GTAs e venda de agrotóxicos”.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI