30/03/2016 1:33 pm

AGED de Balsas realiza ação de educação sanitária e recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

foto aged de Balsas

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), através de sua área de defesa vegetal da regional de Balsas, vem realizando, na região sul do Estado, diversos trabalhos de educação sanitária nas associações e povoados da zona rural. Um dos objetivos é recolher as embalagens vazias de agrotóxicos dos agricultores familiares. Nessa semana, as ações de fiscalização foram realizadas na Associação São Cardoso e no povoado Angelim da zona rural de Balsas. Durante a ação, produtores foram orientados sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos e receberam a visita dos fiscais agropecuários em ações de vistoria e recolhimento de embalagens vazias dos defensivos.

O trabalho de educação vem sendo realizado em duas fases. Na primeira, foram ministradas palestras educativas sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos e a correta devolução de embalagens vazias. A ação aconteceu na Associação São Cardoso e no povoado Angelim, tendo como palestrante o Fiscal Estadual Agropecuário, Diego do Amaral Sampaio.

A operacionalização da logística de recolhimento junto aos produtores fez parte da segunda fase dos trabalhos de educação, em locais distantes da Central de Recolhimento. “Nesta ação, contamos com o apoio da associação dos revendedores de insumos agrícolas de Balsas – ARIAB, da revenda Produza e da fabricante Ouro Fino, com doações de vários materiais escolares para as crianças da associação São Cardoso e do povoado Angelim atendidos pelo evento através das palestras educativas”. Explicou o chefe da Regional de Balsas, Eugênio Pires.

Os trabalhos devem acontecer também nos municípios de toda a Regional de Balsas.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI