25/04/2016 6:07 pm

Governo estadual fiscaliza mais de 5 mil bezerros durante leilão em Estreito

IMG_0656

A equipe da Aged emitiu GTA eletrônicas no local do evento.

Durante o sábado (23), uma equipe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Estreito da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) fiscalizou os 5.795 bezerros que participaram do leilão Boi Branco, realizado em homenagem aos 20 anos da ATR Leilões.

Na ocasião, o médico veterinário responsável pela fiscalização no município, Reylan Delano, e sua equipe inspecionaram a entrada de todos os animais na propriedade da ATR Leilões em Estreito, onde geralmente são realizados leilões semanais. A fiscalização tem o objetivo de verificar a sanidade dos bois e se estão de posse documentos pertinentes. “Dessa vez, também emitimos a GTA (Guia de Trânsito Animal) eletrônica no local do evento, o que possibilitou mais agilidade e eficiência no trabalho”, explicou o médico veterinário.

O leilão Boi Branco acontece duas vezes ao ano e é considerado um evento de grande porte, no qual são comercializados apenas bezerros melhorados geneticamente. Após a fiscalização, a chefe da Unidade Regional da Aged de Imperatriz, Fernanda Araújo, elogiou o trabalho da empresa promotora. “Eles cumprem sempre com nossas demandas e estão de acordo com a legislação vigente”, ressaltou.

Trânsito de Animais

A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento oficial para o transporte de animais no Brasil. Essa documentação obrigatória, exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), contém as informações sobre o destino e as condições sanitárias, bem como a finalidade, do transporte do animal.

Nessa guia são fornecidas, por exemplo, informações sobre as vacinas que o animal recebeu. Para que a GTA de um animal seja emitida, o proprietário deve comprovar as vacinações exigidas pela legislação brasileira e que, no caso de bovinos e bubalinos, estão limitadas à febre aftosa e brucelose. Assim, a guia também funciona como uma ferramenta de controle de doenças em todo o país.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI