7/06/2016 11:22 am

Aged oferece palestras sobre agrotóxicos durante 7ª Semana Municipal do Meio Ambiente de Chapadinha

Fiscal Solany Domingues durante palestra, no povoado Baturité, para alunos e pequenos produtores

Fiscal Solany Domingues durante palestra, no povoado Baturité, para alunos e pequenos produtores

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), por meio da Unidade Regional de Chapadinha, lançou o projeto de Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, na manhã da segunda-feira (06), durante a abertura oficial da 7ª Semana Municipal do Meio Ambiente, em Chapadinha.

Na solenidade, realizada no Ginásio Poliesportivo Raimundo Nonato Vale, a Agência também apresentou uma palestra sobre “Uso correto e seguro de agrotóxicos e recebimento de embalagens vazias” para autoridades presentes, alunos da rede municipal e representantes da sociedade chapadinhense.

Durante a semana, a Regional de Chapadinha ainda participará ativamente do evento com cursos para alunos do ensino fundamental e pequenos produtores rurais, em escolas, comunidades e povoados rurais. “A participação de todos é fundamental neste processo. Só assim poderemos ter um meio ambiente equilibrado e proporcionar melhor qualidade de vida aos seres que habitam esta terra”, defendeu o fiscal agropecuário José Ivo Souza.

A Semana do Meio Ambiente, que este ano traz o tema “Meio Ambiente: Direito de Ter, Dever de Cuidar”, é promovida pela Prefeitura Municipal de Chapadinha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e conta com apoio da Universidade Federal do Maranhão, do Batalhão de Polícia Ambiental, do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Munim, da Aged, do Sebrae, além de outras Secretarias municipais.

Recebimento Itinerante

O Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de Embalagens Vazias na Regional de Chapadinha – que conta com 5 Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal e atende até 12 municípios maranhenses – acontecerá em agosto, durante o Dia do Campo Limpo, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), a Associação do Comércio Agropecuário do Piauí (Acapi) e a Prefeitura de Chapadinha.

O RI foi um modelo desenvolvido pelo inpEV para permitir que pequenos produtores tenham mais facilidade na entregar de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Assim, são criados pontos de coletas estratégicos em povoados rurais do estado para o recebimento, por um determinado período de tempo e, ao fim, todo o material é recolhido e transportado para uma Central de Recebimento.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI