
Os fiscais também fizeram levantamento fitossanitário para detecção de pragas nas propriedades.
Como parte da intensificação da fiscalização do uso do inseticida Benzoato de Emamectina no estado, a Unidade Regional Caxias da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) inspecionou o uso e armazenamento de agrotóxicos, bem como realizou o levantamento fitossanitário em propriedades rurais no município de Parnarama, na quarta-feira (15).
A operação, que fiscalizou as dependências da Fazenda Patos e Fazenda Corrente, tinha como principal objetivo observar o uso do inseticida Benzoato de Emamectina, cujo uso é liberado apenas após autorização da Aged. “Esta fiscalização está sendo realizada da mesma forma do que já foi feito em outros municípios que integram a Unidade Regional Caxias. Nossa equipe está cada vez mais presente e em estado de alerta para coibir o uso indevido desse produto”, ressaltou o fiscal agropecuário Francisco Rodrigues da Silva.
Após inspecionar os depósitos de agrotóxicos, a validade dos produtos, o cadastro e registro desses na Agência e no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além das condições de armazenamento e destinação das embalagens vazias, a equipe técnica de Caxias interditou um estoque de 235 litros e 51,5 kg de outros tipos de agrotóxicos, que estavam vencidos.
Força tarefa
Na mesma semana em que a Aged realizou a operação em Parnarama. As equipes de São Luís, Balsas, Viana e São João dos Patos fiscalizaram 27 propriedades em nove municípios maranhenses. “Esse trabalho é uma força tarefa em busca de Benzoato ilegal em propriedades rurais das regiões produtoras de grãos”, esclarece o diretor de Defesa e Inspeção Vegetal da Aged, Roberval Raposo Júnior.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI