20/06/2016 11:41 am

Operações de fiscalização do uso e armazenamento de agrotóxicos identificam químicos vencidos em Parnarama

Os fiscais também fizeram levantamento fitossanitário para detecção de pragas nas propriedades.

Como parte da intensificação da fiscalização do uso do inseticida Benzoato de Emamectina no estado, a Unidade Regional Caxias da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) inspecionou o uso e armazenamento de agrotóxicos, bem como realizou o levantamento fitossanitário em propriedades rurais no município de Parnarama, na quarta-feira (15).

A operação, que fiscalizou as dependências da Fazenda Patos e Fazenda Corrente, tinha como principal objetivo observar o uso do inseticida Benzoato de Emamectina, cujo uso é liberado apenas após autorização da Aged. “Esta fiscalização está sendo realizada da mesma forma do que já foi feito em outros municípios que integram a Unidade Regional Caxias. Nossa equipe está cada vez mais presente e em estado de alerta para coibir o uso indevido desse produto”, ressaltou o fiscal agropecuário Francisco Rodrigues da Silva.

Após inspecionar os depósitos de agrotóxicos, a validade dos produtos, o cadastro e registro desses na Agência e no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além das condições de armazenamento e destinação das embalagens vazias, a equipe técnica de Caxias interditou um estoque de 235 litros e 51,5 kg de outros tipos de agrotóxicos, que estavam vencidos.

Força tarefa

Na mesma semana em que a Aged realizou a operação em Parnarama. As equipes de São Luís, Balsas, Viana e São João dos Patos fiscalizaram 27 propriedades em nove municípios maranhenses. “Esse trabalho é uma força tarefa em busca de Benzoato ilegal em propriedades rurais das regiões produtoras de grãos”, esclarece o diretor de Defesa e Inspeção Vegetal da Aged, Roberval Raposo Júnior.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI