21/06/2016 1:50 pm

Agrobalsas 2016: Confira as ações da Aged durante o evento

Primeiro dia da Oficina para Registro de Agroindústrias Familiares.

Primeiro dia da Oficina para Registro de Agroindústrias Familiares.

Nesta terça-feira (21), se inicia a programação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) na 14ªAgrobalsas, que acontece de 20 a 24 de junho, na Fazenda Sol Nascente. Com palestras, oficinas e brincadeiras principalmente voltadas para a Educação Sanitária, a Agência busca conscientizar crianças, produtores rurais e sociedade civil.

De 21 a 23, o fiscal agropecuário Humberto de Campos, da Unidade Regional Codó, ministra uma Oficina para Registro de Agroindústrias Familiares, voltada para os técnicos de assistência técnica e extensão rural (Ater). A formação desenvolvida pela Coordenação de Inspeção Animal da Aged foi concebido, juntamente com o Manual de orientação para o registro da agroindústria familiar, pequeno porte e artesanal, para facilitar o entendimento das legislações e informar, de forma simplificada, o que é necessário para a obtenção de registro do Serviço de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal.

21-06 Agrobalsas-semeando conhecimento 2

Escolas da zona rural de Balsas participam do jogo Semeando Conhecimento, de 21 a 23.

Também de 21 a 23, a Coordenação de Educação Sanitária e Comunicação da Aged conduz o projeto Semeando Conhecimento. Durante os três dias, 215 alunos de 9 escolas da zona rural de Balsas devem participar de uma gincana, em um grande tabuleiro, onde seus conhecimentos sobre a área vegetal serão testados. Antes da brincadeira, os fiscais agropecuários da Agência visitaram as escolas, oferecendo a palestra “Educação no campo: uso adequado de agrotóxicos” para alunos de 4ª a 5ª série.

“O uso de forma indiscriminada ou incorreta dos agrotóxicos é uma realidade da zona rural e as crianças convivem com essa prática, sendo, portanto, um agente formador da opinião dos pais e a principal porta para a formação de um adulto consciente”, defende a coordenadora de Educação Sanitária, Viramy Almeida.

No dia 24, além da apresentação da palestra “Educação no campo: uso adequado de agrotóxicos”, pelo fiscal agropecuário Diego Amaral, na sede da Fapcen, também haverá a premiação dos trabalhos de redação e desenho de alunos de 4 a 5 anos, pelo Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, em uma parceria com a Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas de Balsas (Ariab) e a Secretaria de Educação.

Ao fim, as escolas vencedoras serão premiadas com um computador completo, quatro tablets, quatro bicicletas, material escolar, 350 brinquedos doados pelos funcionários da Agência e outras arrecadações.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI