11/08/2016 10:09 am

Oficinas de processamento de alimentos são oferecidas como resultado de parceria entre Uema e Aged

Adolescentes e pais de alunos do Circo Escola puderam aprender boas práticas no processamento de alimento com os alunos da Uema.

Adolescentes e pais de alunos do Circo Escola puderam aprender boas práticas no processamento de alimento com os alunos da Uema.

Para colocar em prática os aprendizados do IV módulo do Curso Técnico de Alimentos, os alunos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) ofereceram, no sábado (06), oficinas de processamento de alimentos derivados do leite, frutas e hortaliças, carnes e derivados, e elementos de panificação, para pais de alunos e adolescentes do Circo Escola, nas dependências do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Cidade Operária.

De acordo com a Coordenadora de Educação Sanitária e Comunicação da Aged, Viramy Marques de Almeida, o projeto foi concebido de forma que os alunos da Uema pudessem não apenas testar seus conhecimentos teóricos, mas repassá-los a pais de alunos e adolescentes do Circo Escola. “Pesquisamos os pais e os adolescentes que já estavam envolvidos com a produção de alimentos ou tinham interesse nessa área e aproveitamos essa oportunidade para capacitá-los e para garantir que eles aprendessem boas práticas sanitárias”, revela.

Responsável por partes das aulas do curso, que é oferecido na modalidade Educação a Distância, Viramy orientou os alunos sobre o Sistema de Inspeção Estadual (SIE) e explicou a necessidade de toda empresa ou indústria de alimentos de origem animal estar registrada em algum serviço de inspeção oficial. “Também cabe à Aged divulgar as boas práticas de fabricação e ressaltar a importância da higiene na produção do alimento para que ele não venha causar riscos à saúde pública”, reforçou.

Teatro

A colaboração da Aged com a ação também se deu pelo empréstimo do teatro de bonecos da agência e pela disponibilização de material didático sobre segurança dos alimentos. Os alunos da Uema foram desafiados a adaptar o material e transformar em um roteiro de peça de teatro, que foi apresentada no encerramento da programação para as crianças participantes do Circo Escola.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI