12/08/2016 5:51 pm

Riachão recebe curso para capacitação de vacinadores contra brucelose

Participantes da capacitação oferecida pelas veterinárias do PNCEBT do Maranhão, Adriana Prazeres e Ana Cláudia Costa.

Participantes da capacitação oferecida pelas veterinárias do PNCEBT do Maranhão, Adriana Prazeres e Ana Cláudia Costa.

Com um rebanho de mais de 100 mil bovinos e bubalinos, voltado especialmente para a exploração leiteira, o município de Riachão recebeu, nos dias 09 e 10, um curso para capacitação de vacinadores contra brucelose por meio de uma parceria entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e a Secretaria de Agricultura do município.

“O curso foi realizado em virtude de uma solicitação. da Secretaria de Agricultura de Riachão, que indicava a ausência de vacinadores na região e a necessidade de se conscientizar os produtores que vendiam leite para laticínios da região”, explica a responsável pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) na Aged, Adriana Prazeres.

Enfermidade diagnosticada mundialmente, a Brucelose acomete diversas espécies de animais e também pode ser transmitida ao ser humano. Considerada uma doença da esfera reprodutiva, que ocasiona abortamento, nascimento de crias fracas e infertilidade, ela causa sérios prejuízos socioeconômicos à população e interfere diretamente na produção leiteira.

Ao fim dos dois dias de treinamento, 24 pessoas foram capacitadas para atuar como auxiliares de veterinários cadastrados no PNCEBT e realizar a vacinação contra a doença. Como consequência do curso, ainda, 38 bezerras, entre 3 a 8 meses, foram vacinadas. “Esperamos que, após a realização do curso, os envolvidos possam contribuir com o aumento do índice vacinal no estado do Maranhão, com a redução da prevalência desta enfermidade nos animais e da incidência em humanos”, defendeu Adriana.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI