15/08/2016 3:43 pm

Governo do Estado realiza votação das propostas do Orçamento Participativo 2017 por aplicativo

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), inicará nesta segunda-feira (15), a fase de votação das propostas sugeridas pela população maranhense na primeira etapa do processo do Orçamento Participativo com as escutas territoriais. Qualquer maranhense pode participar da escolha acessando a plataforma digital Participa MA, pelo endereço www.participa.ma.gov.br.

Na primeira etapa do Orçamento Participativo, as atividades aconteceram de forma presencial nos territórios maranhenses com as escutas. Já nesta segunda fase do processo, a votação será realizada pela internet. Um grande diferencial deste ano é que a votação poderá ser realizada pelo aplicativo “Orçamento Participativo MA”, disponível para smartphones do Sistema Android.

Os maranhenses também poderão se deslocar aos pontos de votação distribuídos em todo o Estado como escolas, instituições e órgãos federais, estaduais e municipais. Nesses pontos, a população terá acesso à internet, além de colaboradores que poderão orientar sobre como votar nas propostas eleitas durante as escutas territoriais.

Escutas

Durante os meses de julho e agosto, o Governo do Estado realizou as escutas territoriais, nas quais foram ouvidas as sugestões dadas população maranhense. Nelas, a população elegeu propostas do Plano Plurianual 2016-2019 para serem direcionadas para a votação on-line e, em seguida, serem encaminhadas ao governador Flávio Dino, para assim, serem deliberadas e priorizadas. Foram visitados os territórios de Cocais, Baixada Ocidental, Cerrado Amazônico, Centro Maranhense, Alto Turi Gurupi, Cerrado Sul, Médio Mearim, Baixo Parnaíba, Vale do Pindaré, Campos e Lagos, Sertão do Maranhão; Lençóis Munim; Vale do Itapecuru; e Vale do Mearim.

A votação das propostas do Orçamento Participativo será encerrada no dia 31 do agosto. No dia seguinte ao fim da votação, o resultado será divulgado na plataforma digital Participa MA (www.participa.ma.gov.br) e no site da Sedihpop (www.sedihpop.ma.gov.br).

Dúvidas? Acesse o site www.participa.ma.gov.br e ou ligue para o número (98) 9 9903-8819.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI