2/09/2016 11:51 am

Criadores e autoridades participam de comemoração dos 15 anos sem aftosa em Balsas

Nesta quarta-feira, 81 pessoas se reuniram no auditório da 4ª BPM de Balsas para comemorar 15 anos sem aftosa no Maranhão.

Nesta quarta-feira, 81 pessoas se reuniram no auditório da 4ª BPM de Balsas para comemorar 15 anos sem aftosa no Maranhão.

Para marcar os 15 anos sem casos de febre aftosa no Maranhão, a Unidade Regional Balsas da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) reuniu 81 produtores, empresários do setor agropecuário, lideranças locais e crianças em uma solenidade comemorativa, na manhã da quarta-feira (31), no auditório do 4º BPM de Balsas.

Na ocasião, o chefe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Balsas, Karlos Yuri Fernandes, apresentou uma palestra sobre o “Controle da Febre Aftosa no Maranhão”, demostrando os avanços conquistados na defesa agropecuária e os impactos econômicos positivos que o reconhecimento internacional do status sanitário trouxe para o estado.

“A integração, cada dia maior, entre a sociedade e a Aged, demonstra que estão confiando no papel que desempenhamos de blindar o patrimônio agropecuário e de garantir a oferta de produtos seguros e de qualidade para a população maranhense”, destacou o veterinário.

Durante a palestra, Karlos Yuri explicou que os maiores impactos da doença são econômicos. “Qualquer fragilidade sanitária, especialmente se nossos produtores deixarem de vacinar seu rebanho, pode permitir que a doença ressurja e trazer prejuízos a toda cadeia produtiva da agropecuária, num raio de até 25 km, além de descreditar a produção de todo o estado”, alertou.

O evento, que contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação, da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), do Corpo de Bombeiros e do Banco do Nordeste (BNB), reuniu criadores satisfeitos com a data.

“Ela é resultado do trabalho dos órgãos públicos e dos criadores. Hoje temos preços melhores e credibilidade. Estou contente e projetando novos investimentos. Estamos no caminho certo”, declarou o sócio-diretor do grupo Bonine, Gilmar Jose Bonine, que cria cerca de 500 cabeças de gado nos municípios de Balsas, Loreto e Sambaíba e exporta lotes de novilhas para outros estados.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI