6/09/2016 12:13 pm

Fiscalização agropecuária em barreiras do Maranhão é reforçada com capacitações e novos equipamentos

Na sexta-feira (02), os servidores do Posto Fixo de Timon concluíram sua capacitação. Ao todo, 92 funcionários receberam treinamento em agosto.

Na sexta-feira (02), os servidores do Posto Fixo de Timon concluíram sua capacitação. Ao todo, 92 funcionários receberam treinamento em agosto.

Após percorrer os sete Postos Fixos de Fiscalização Agropecuária do Maranhão, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão concluiu na sexta-feira (02) a capacitação de 92 fiscais, técnicos e auxiliares de fiscalização agropecuária. Os servidores receberam treinamento sobre a fiscalização de produtos de origem animal e cargas vegetais, com foco nos procedimentos de verificação dos produtos de origem animal na documentação sanitária exigida.

Em maio, por meio de uma parceria da Aged com a Polícia Militar do Maranhão, um treinamento sobre abordagem segura de veículos e proteção pessoal também foi ministrada. “Em menos de seis meses, esse é o terceiro treinamento que recebemos. Isso só nos valoriza e, como consequência, garante uma melhor realização do trabalho desenvolvido por nós que estamos lotados nos postos fixos”, destacou o técnico de fiscalização agropecuária de Boa Vista do Gurupi, José Wilson.

A formação continuada dos funcionários dos Postos Fixos faz parte de uma série de ações para a intensificação da vigilância sanitária. Conforme explica a diretora de Defesa e Inspeção Animal da Aged, Viviane Correa, é por meio desse controle que se evita que animais e vegetais sem os certificados sanitários exigidos entrem no estado e venham a trazer prejuízos para a saúde pública. “É a partir das barreiras que conseguimos fazer o controle sanitário de tudo o que entra e sai do estado, sejam animais, vegetais e subprodutos. Também é por meio delas que asseguramos que enfermidades de animais e vegetais não entrem em nossas terras”, esclareceu.

Como parte das ações, os treinamentos, que aconteceram de 04 de agosto a 02 de setembro nas barreiras da Estiva, Piranji, Boa Vista do Gurupi, Itinga do Maranhão, Estreito, Barão do Grajaú e Timon, também foram acompanhados da entrega de novos equipamentos para os funcionários, entre materiais de identificação, como camisas, coletes, bonés, crachás e carimbos, e EPIs para a execução segura e eficiente dos trabalhos de fiscalização nos postos fixos, além de termômetros digitais com infravermelho, lanternas sinalizadoras, rádio comunicador, cones e outros.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI