14/09/2016 5:31 pm

Comemoração dos 15 anos sem aftosa reúne entidades do agronegócio em 6 municípios

Pinheiro esteve entre as Unidades Regionais da Aged que promoveram eventos para comemoração do marco.

Pinheiro esteve entre as Unidades Regionais da Aged que promoveram eventos para comemoração do marco.

Para marcar a conquista de 15 anos sem ocorrência de febre aftosa no Maranhão, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), em parceria com secretarias municipais e entidades ligadas ao agronegócio, promoveu eventos em seis municípios do estado, de 31 de agosto a 13 de setembro, para comemorar o status sanitário de área livre de febre aftosa com vacinação e explicar os avanços econômicos que a imunização dos rebanhos gerou.

Em Balsas, Imperatriz, Presidente Dutra, Viana, Pinheiro e Caxias, veterinários ministraram palestras explicando o caminho percorrido pela defesa agropecuária para prevenir a doença. “Pudemos repassar a importância das ações do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, des

tacando também as ações estratégicas para reabilitar os produtores inadimplentes com a vacinação. Conseguimos demonstrar a importância da Defesa Agropecuária para tornar a bovinocultura do Maranhão competitiva no agronegócio e para a oferta de alimentos de qualidade”, avalia a chefe da Unidade Regional Caxias, Nádia Oliveira Medeiros.

Os eventos foram marcados pela presença de autoridades locais, criadores, estudantes, médicos veterinários e técnicos de extensão rural. “Não adianta ninguém querer fazer as coisas sozinho, precisamos das parcerias para melhorar a saúde de todos. Estamos garantindo o consumo de carne de qualidade”, defendeu o secretário municipal de Agricultura de Caxias, Manoel Silveira.

Especialistas da área também compareceram às comemorações. Em Caxias, o professor do curso de Zootecnia do IFMA destacou a relevância do trabalho de defesa agropecuária. “Através da atuação da Aged, saímos do Risco Desconhecido para o Baixo Risco, isto é, para o status de área livre com vacinação, com reconhecimento internacional”, pontuou.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI