30/11/2016 12:16 pm

Fiscais e técnicos agropecuários recebem treinamento para fiscalização em blitz

No dia 29, foram realizadas duas blitzen em Caxias, nos turnos da manhã e da tarde, como parte do treinamento prático de fiscalização agropecuária móvel.

No dia 29, foram realizadas duas blitzen em Caxias, nos turnos da manhã e da tarde, como parte do treinamento prático de fiscalização agropecuária móvel.

Em virtude da intensificação da fiscalização sanitária no Maranhão, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged/MA) capacitou 36 médicos veterinários, agrônomos e técnicos em fiscalização agropecuária, nos dias 28 e 29, durante o Treinamento teórico e prático para realização de fiscalização agropecuária móvel, no auditório da Prefeitura de Caxias. O mesmo treinamento será oferecido nos dias 01 e 02 de dezembro, em Santa Inês.

“Estamos encerrando o ano com a capacitação de todos os nossos colaboradores. Elegemos o treinamento sobre a fiscalização do trânsito como uma de nossas prioridades, pois ela é fundamental para melhorar nosso trabalho em campo e nossa atuação junto à população, garantindo alimentos seguros”, destacou o presidente da Aged/MA, Sebastião Anchieta.

Durante o primeiro dia de curso, funcionários das Regionais Balsas, São João dos Patos, Presidente Dutra, Barra do Corda, Bacabal, Pedreiras, Chapadinha, Codó e Caxias receberam instruções sobre a legislação de trânsito agropecuário, sobre os produtos de interesse da fiscalização e sobre a necessidade de apreensão e destruição de determinados alimentos, entre outros. No dia 29, os fiscais foram divididos em dois grupos para a realização de blitzen na cidade.

“A fiscalização do trânsito tem papel fundamental no controle epidemiológico que a Aged executa. Por exemplo, no caso das aves, com esse trabalho, podemos evitar que doenças que não estão presentes em nosso estado entrem e prejudiquem a sanidade das nossas aves” exemplificou a Coordenadora de Educação Sanitária da Aged/MA, Viramy Almeida.

Trânsito

Em maio e agosto, os técnicos de fiscalização da Aged, que atuavam nos postos fixos de fiscalização agropecuária receberam cursos de Abordagem segura e proteção pessoal, ministrada pela Polícia Militar do Maranhão, bem de procedimentos de verificação de produtos de origem animal, documentação exigida para transporte de cargas animais e vegetais, entre outros assuntos. Com este treinamento, espera-se capacitar mais 72 funcionários para o trabalho.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI