1/12/2016 12:31 pm

Aged fiscaliza parque de exposição e leva educação sanitária para Agritec Chapadinha

Na última quarta-feira (30), os fiscais da Aged acompanharam a desinfecção realizada nas baias com cal apagada a 5%.

Na última quarta-feira (30), os fiscais da Aged acompanharam a desinfecção realizada nas baias com cal apagada a 5%.

De 01 a 03 de dezembro, o governo estadual promove a I Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia (Agritec) do Baixo Parnaíba, no centro de Chapadinha. No entanto, mesmo antes da abertura do evento e da chegada dos animais que participam da exposição, na manhã do dia 30, os fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) acompanharam a desinfecção do recinto e emitiram laudo de vistoria, autorizando a realização da feira.

“A vistoria de estabelecimentos é uma das etapas do processo de autorização para realização de eventos que envolvam aglomeração de animais. Na ocasião são verificadas as estruturas necessárias e previstas na legislação. A desinfecção do recinto de aglomeração de animais é uma parte importante para a autorização do evento e, sobretudo, visa proteger os animais de possíveis infecções”, explicou a veterinária da Aged Cleide Selma Santana.

Durante os três dias de evento, a Aged também executará a fiscalização do trânsito de animais, verificando as certificações sanitárias exigidas para proteger, especialmente, os equinos de doenças como Anemia Infecciosa Equina e Mormo.

Educação sanitária

Como parte dos trabalhos desenvolvidos pela Aged em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência também participa da Agritec Chapadinha com palestras sobre agroindústria familiar, uso correto de agrotóxicos, brucelose e tuberculose, e aquicultura com sanidade.

Além disso, durante os três dias de evento, das 10h às 12h e da 15h às 17h, a Educação Sanitária da Aged apresenta seu teatro de fantoches no Espaço do Amanhã, dedicado para crianças e adolescentes. “Nesta primeira manhã, recebemos cerca de 60 crianças de 3 escolas públicas de Chapadinha e, através do nosso teatrinho, falamos sobre a raiva dos herbívoros. As crianças ficam animadas quando olham o teatro e são muito participativas. Nossa expectativa é de repetir a experiência todos os dias”, declarou a agrônoma da Aged, Claudilene Sampaio.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI